quarta-feira, 25 de maio de 2011

CAMINHADA- Dicas para se exercitar com segurança

A caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos especialistas. Mas o fato de ter a preferência dos profissionais da área médica e esportiva não a exime de cuidados para que não venha a provocar problemas físicos. O primeiro e mais básico dos cuidados é com o tênis, que deve possuir sistema de amortecimento, que como o nome já diz, amortece possíveis impactos, evitando assim lesões nos tornozelos e nos joelhos.

A caminhada também não dever ser praticada sem antes consultar um médico. Uma vez liberado para começar a praticar o exercício, é bom recorrer às orientações de um profissional especializado. Só através deles se consegue conselhos importantes e que previnem lesões, como por exemplo a importância de realizar aquecimento antes do exercício. O que não significa que tenha de ser através de alongamentos. Por incrível que pareça o risco de lesão por causa de um alongamento exagerado, feito antes da caminhada, é muito maior que depois da prática do exercício. Como o corpo está frio e com pouca flexibilidade, um movimento brusco pode ocasionar lesão. Com o corpo já está aquecido, e as chances diminuem.

O passo seguinte é escolher o local da caminhada. Se optar por andar nas ruas, os cuidados devem ser redobrados, principalmente em se tratando de centros urbanos. No calçamento a rigidez do solo exige mais do corpo.

Sem contar as irregularidades da calçada, que facilitam entorses. Pisos como areia e terra oferecem menos impacto em relação à calçada, e as condições ficam ainda melhores quando a caminhada é feita em esteira. A tecnologia do sistema de amortecimento da esteira conta com uma zona emborrachada e amortecedores para reduzir o impacto das passadas.

Por Yasmin Barcellos

E, não esqueçam, dia 29/05 caminhada no SPFC saída as 10hs da manhã no portão 7
Com direito a um belo café da manhã na chegada. 

Não Perca !!    Inscrição com os profs na piscina coberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário