quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caminhada Alternada

Passadas lentas alternadas com passadas rápidas ajudam a emagrecer
Muita gente acredita que quando mais rápido for a nossa caminhada, mais rápido emagreceremos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade New South Wales, na Austrália, mostrou que isso é apenas mito. No estudo, um grupo de mulheres se exercitou caminhando por três vezes na semana, por 20 minutos, alternando passadas rápidas e moderadas; enquanto outro grupo de mulheres caminhou por 40 minutos, na mesma frequência, porém em um passo constante e num ritmo forte. Resultado: o primeiro grupo não só perdeu cinco vezes mais peso, mas ficou com pernas e glúteos mais fortes.

Tal fato ocorreu porque atividades leves metabolizam mais gordura do que açúcar. A gordura fornece energia para o corpo nos exercícios de longa duração e de intensidade baixa a moderada. Já o açúcar começa a ser metabolizado em atividades de curta duração e alta intensidade. Nos primeiros 20 minutos da caminhada que alterna passos lentos e rápidos, o organismo utiliza mais açúcar do que gordura, o que ajuda a emagrecer. O corpo começa a diminuir o açucar para consumir mais gordura porque possuímos uma reserva maior de lipídeo e menor de carboidrato, Logo, ao aumentar o passo o açúcar é queimado e, ao diminuí-lo, acontece a eliminação de gordura.

Escolha três dias da semana para se exercitar. Intercale alguns minutos andando e alguns minutos acelerando o passo ou mesmo dando corridinha moderada e verifique os resultados.

Como em todo o exercício, não esqueça de se hidratar e se alongar antes e depois e depois da caminhada.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário