sábado, 28 de maio de 2011

Alimente o seu Cérebro

 
 
alimentos-para-cerebro
Gordura > Ácidos graxos essenciais


O cérebro é composto principalmente de gordura; 60% da sua estrutura é de material lipídico. A gordura que comemos tem papel fundamental no funcionamento do cérebro. As principais gorduras (ácidos graxos essenciais) presentes no cérebro são:

- Omega-3 : ácido alfa-linolenico, EPA (ácido eicosa pentanóico), DHA (ácido docosa hexanóico)
- Omega-6: ácido linoleico, GLA (ácido gama linolenico), ácido araquidônico
- Fosfolipídios: fosfatidilcolina e fosfatidilserina

Os ácidos graxos essenciais agem na comunicação entre as células nervosas e na fluidez das membranas celulares dos neurônios. A função cerebral é totalmente dependente do equilíbrio entre estas gorduras.  O fato é que a gordura mais importante para uma boa performance cerebral é o DHA. Não é por acaso que o primeiro alimento ofertado ao ser humano, e que influi decisivamente no desenvolvimento cerebral, é o leite materno, rico em Omega-3 e DHA. O leite materno também vai fornecer ao bebê glicose e proteínas.

Pelo fato do cérebro ser predominantemente feito de gordura, quase todas as suas estruturas e funções são dependentes de ácidos graxos essenciais, os quais são obtidos através da alimentação, pois nosso corpo não é capaz de produzir estes ácidos graxos. Estas gorduras influenciam a comunicação entre as células nervosas e assim afetam a nossa capacidade de pensar, aprender e memorizar. O DHA está em nosso cérebro e é obtido principalmente pela ingestão da gordura de peixes de águas frias (salmão, atum, sardinha, cavala). A estrutura é exatamente idêntica, a substância é a mesma.

Proteínas > Aminoácidos

O desenvolvimento do cérebro também depende de quantidades adequadas de aminoácidos para que todas as intrincadas funções de crescimento neuronal, reparação e manutenção sejam efetuadas. Estes aminoácidos são obtidos através da quebra das proteínas ingeridas. As crianças que têm acesso a um aporte adequado de proteínas certamente terão maior facilidade no aprendizado. O cérebro precisa destes elementos para produzir neurotransmissores, substancias que fazem a comunicação entre as diferentes células do corpo. Deficiência de nutrientes e proteínas não permitem um desenvolvimento adequado tanto do cérebro como do corpo como um todo. De modo geral, pode-se afirmar que a capacidade intelectual está ligada a uma boa nutrição.

Carboidratos > Glicose

O cérebro consome muita energia para funcionar e por isso demanda grandes quantidades de glicose, a forma mais rápida de energia. Ele consome cerca de 40 a 50 % do total de glicose ingerida diariamente. Muito importante é manter o fluxo de glicose que entra no cérebro constante. Para isso, o ideal é consumir carboidratos complexos, que são absorvidos de forma gradual, evitando flutuações na glicemia. Quando se consome açúcares simples, como doces, pão branco, biscoitos e refrigerantes, há uma elevação súbita na glicemia e depois uma queda repentina, porque vai ocorrer um pico de insulina que retira o açúcar da corrente sanguínea. O ideal é optar por pão integral, arroz integral, feijões e outras leguminosas, aveia e legumes ricos em carbos como a abóbora, batata doce e inhame.


Autor(a): Dra. Tamara Mazaracki

Nenhum comentário:

Postar um comentário