sábado, 30 de abril de 2011

A respiração na corrida: saiba como respirar bem e chegar melhor!

 

 
 
 



Corredores pensam sobre o treinamento do seu coração e de suas pernas, mas normalmente eles se esquecem de seus pulmões. Um forte sistema respiratório pode melhorar a sua performance. É uma equação simples: respirar melhor equivale mais oxigênio para os músculos, e que equivale a mais de resistência.



Precisa de mais ar? A respiração profunda pode ajudar você a correr mais com menos esforço. Assim como podemos treinar nossos músculos isquiotibiais e panturrilhas para melhorar a nossa capacidade de perna na subida, o mesmo pode ser feito para os músculos utilizados na respiração.

"O exercício melhora o condicionamento do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e os músculos intercostais, que ficam entre as costelas e permitem você inspirar e expirar", disse Everett Murphy, MD, um corredor e pneumologista em Olathe Medical Center, em Kansas City, Missouri. "Quando você toma fôlego, 80% do trabalho é feito através do diafragma. Se você fortalecer o seu diafragma, você pode melhorar sua resistência e é menos provável que você fique cansado", completa.

Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Medicina Desportiva e Performance Humana na Universidade de Brunel, na Inglaterra, recentemente mediu os níveis de fadiga dos músculos de maratonistas - nível respiratório e os músculos da perna. Eles encontraram uma relação direta em corredores cuja respiração foi difícil e o desgaste dos músculos das pernas, ou seja, quanto maior a dificuldade respiratória, mais as pernas se esforçam durante a corrida. A chave para a prevenção da fadiga muscular é respirar plenamente

. "Quando você respira mais profundamente, você usa mais os seus pulmões, isso lhe permite ter mais oxigênio para alimentar os seus músculos", diz Dr. David Ross, pneumologista do UCLA Medical Center. "Quando estou correndo, eu me concentro em alternar respirações lentas e profundas para reforçar o meu diafragma.".

A maioria dos corredores são "respiradores tórax" e não "respiradores abdomen". Toda vez que você respira, seu abdomen deve encher como um balão. E cada vez que você expira esse balão deve desinflar. Quando você respira só com o tórax, os ombros ficam tensos e se movem para cima e para baixo. Essa energia que é desperdiçada nesse processo, você deveria conservá-la para correr! Respiração torácica pode ser um hábito difícil de quebrar, especialmente quando você estiver preocupado em manter o ritmo. Uma maneira de tentar trabalhar a respiração abdominal é quando você não está correndo e esse treinamento respiratório você acabará transferindo para as corridas

Alguns corredores utilizam técnicas de Pilates para melhorar a respiração. Especialistas afirmam que o Pilates aumenta a flexibilidade, fortalece os músculos e melhora a respiração.

Assim, para correr, respire!
One2 - Assessoria Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário