sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nadar em águas abertas

Como entrar no mar?

Durante os treinos de preparação em águas abertas, habitua-te a verificar o estado do mar que exprime a direcção das ondas.
Quando chegares à praia, dirige-te ao Nadador-Salvador e indica que vais nadar. É importante que respeites as seguintes instruções: faz alongamentos antes e depois de nadares, previne a desidratação e evita as horas de maior calor, entra devagar e molha-te gradualmente, nada paralelamente à praia e usa uma touca de natação colorida para que sejas facilmente visível.
Se o mar estiver agitado, observa o tamanho das ondas e onde estas quebram para enfrentares a corrente. Para mergulhares em segurança, procura fugir à zona de rebentação e nada rapidamente até à bóia mais próxima. Lembra-te que nunca deves lutar contra as correntes fortes, ao invés disso, nada a favor da corrente mantendo uma pernada forte.

Como sair da água?
Quando o mar está aparentemente tranquilo consegues manter um bom nado saindo naturalmente da água. Todavia, o nadador de águas abertas deve ser auto-suficiente e preparar-se para enfrentar condições adversas. Se o mar estiver revolto, deves parar um momento e planear a melhor saída da água:

1.    Evita nadar junto à saída, aguarda por uma boa onda e aproveita para deslizar
2.    Nada de forma progressiva quando a onda se encontra entre os 15 e 50 m, segundo o seu tamanho. Acelera a braçada na fase em que a onda está prestes a alcançar-te.
3.    Quando fores apanhado pela onda, aumenta o batimento das pernas, mantém o corpo alinhado com a cabeça entre os braços. Aproveita para deslizares no balanço da onda.

Por: Sport Life
Escrito por  Sandrina Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário