segunda-feira, 18 de abril de 2011

Frutas vermelhas possuem propriedades benéficas à saúde

Pesquisadores consideram a jabuticaba, por exemplo, que tem a cor arroxeada, uma fruta vermelha que pode reduzir o açúcar no sangue, o colesterol ruim e combater as doenças do coração.

Fruta nativa do cerrado brasileiro, a jabuticaba foi alvo de uma pesquisa do departamento de alimentos e nutrição da Universidade de Campinas. A casca da fruta foi transformada em pó e incluída na dieta de ratos. Análises em laboratório apresentaram duas surpresas.

“Houve uma redução de 10% no nível de glicose sanguínea e uma redução de 50% no nível de colesterol sanguíneo após o tratamento de 30 dias com a casca de jabuticaba na dieta”, explica a Mário Maróstica, engenheiro de alimentos da Unicamp.

As substâncias poderosas encontradas na casca da jabuticaba foram as antocianinas. “Elas combatem os radicais livres e diminuem a possibilidade do desenvolvimento de doenças do coração”, completa Maróstica.
A jabuticaba pertence ao grupo das frutas vermelhas. Elas são ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células. A lista de frutas vermelhas é grande e inclui algumas menos conhecidas, como a pitaia e o mirtilo.

“Os pigmentos que estão presentes nas plantas, nas verduras e nas frutas têm como função proteger o vegetal dos raios de sol. Essa proteção que a fruta e o vegetal têm também passa para os seres humanos”, esclarece Gláucia Pastore, engenheira de alimentos da Unicamp.

O morango e a acerola combatem o envelhecimento precoce e são ricos em vitamina C. “É importante que as frutas vermelhas em geral estejam presentes na mesa do consumidor pelo menos de três a quatro vezes por semana. A melancia tem como característica um pigmento vermelho, que é chamado licopeno, muito estudado inclusive para o combate ao câncer de próstata”, detalha Gláucia.

Já a ameixa vermelha é rica em fibras e tem alto teor de vitamina B, que ajuda no funcionamento das células e traz energia. Até a goiaba é considerada fruta vermelha com um componente específico. “Ela também é rica em fatores que aceleram o processo de cicatrização”, orienta Gláucia.

Muitas frutas vermelhas contêm fósforo, cálcio e outros minerais. A empresária Elza Basso passou por uma reeducação alimentar e consome pelo menos quatro tipos de frutas vermelhas por dia. “Senti que a pele mudou e deu mais brilho ao cabelo. Melhorou o intestino também. É um remédio delicioso”, conclui.
(Globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário