quarta-feira, 2 de março de 2011

Sem Perder o Pique !!

Para aproveitar plenamente todos os dias de Carnaval, é essencial ter energia. E o que você come e bebe faz toda a diferença
Passar boa parte da madrugada na avenida desfilando em sua escola de samba favorita, seguir o trio elétrico cantando animadamente, pular marchinhas antigas no bloco de rua, levar os filhos para brincar na matinê... Ufa, cansou só de imaginar? Você não precisa seguir esse roteiro carnavalesco à risca, é claro, mas é possível, sim, esbanjar energia e animação no Carnaval 2011. Como? Alimentando-se corretamente.

De acordo com a nutricionista Luciana Setaro, doutora em Ciência dos Alimentos e mestre em Nutrição Humana pela Universidade de São Paulo (USP), sua principal aliada deve ser a água de coco. “Essa bebida ajuda a repor minerais importantes para o organismo, como o sódio e o potássio, que são perdidos pelo suor”, explica. “O recomendado é beber de dois a três litros de água diariamente, incluindo chás e sucos”, completa Silvia Maria Franciscato Cozzolino, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), que indica ainda um aumento da ingestão de frutas e verduras, alimentos que contêm maior teor de água. “O organismo deve ser mantido bem hidratado”, pontua.

Outra dica importante é investir no café da manhã, principalmente depois de ter passado a noite inteira se divertindo. “Sugiro o consumo de mamão papaia, cereais, pão integral, iogurte natural com granola e café com leite semidesnatado”, diz Luciana.


Alimentação para o Carnaval tem de começar com um café da manhã saudável

O ideal, segundo ela, é fracionar as refeições, alimentando-se moderadamente de três em três horas – conselho, aliás, que deveria ser seguido sempre. Assim, o organismo tem a segurança de que será abastecido por nutrientes periodicamente, sem temer abstinência nem excessos.

Para quem costuma participar de desfiles e sente ansiedade antes de entrar na avenida, Luciana Setaro avisa que é importante evitar comer salada antes, principalmente à base de folhas ou verduras. “Elas são ricas em fibras. Combinadas à adrenalina do momento, podem provocar dor de barriga”, alerta. A nutricionista sugere que o jantar antes do desfile tenha uma seleta de legumes, arroz ou risoto e 100 gramas de carne magra (peixes, aves, filé mignon ou lagarto).

Depois da festa, é hora de repor o estoque de glicogênio, ou seja, a reserva de carboidrato, que proporciona pique. Assim, estão liberados pães, tubérculos (como batata), macarrão (com molhos pouco gordurosos, como o ao sugo) e pizzas de sabores pouco calóricos, como atum e rúcula com tomate seco. E líquidos, muitos líquidos – água, sucos naturais (sem adoçar) e água de coco – para hidratar o organismo!

Por:  Vital

E, bom carnaval !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário