quarta-feira, 23 de março de 2011

Osteófitos – o velho conhecido “Bico de Papagaio”

Osteófitos – o velho conhecido “Bico de Papagaio”

 

Você sabe o que são osteófitos?

Também conhecido como bico de papagaio, os osteófitos são formações ósseas que crescem em torno da coluna. São decorrentes da protusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral dando origem à formações ósseas, agravados pela desidratação do disco causando a aproximação das vértebras comprimindo a raiz nervosa e causando as dores.

O bico de papagaio ou a osteofitose se manifesta quando os ligamentos e as cartilagens que envolvem as vértebras se calcificam, como forma de estabilizar a estrutura desgastada. O problema tem maior incidência na região lombar, mas pode atingir outras partes da coluna. As dores são causadas pela própria rigidez da coluna, na qual as vértebras afetadas pressionam nervos e músculos. Além da idade, outros fatores podem causar a formação do bico de papagaio.

Hereditariedade, má postura, obesidade, sedentarismo, fraturas e doenças reumáticas também contribuem para desgastar as articulações e levar à calcificação das vértebras. Porém, quando uma pessoa mais jovem sofre de dor nas costas, a origem do desconforto é muscular muitas vezes.

É um processo irreversível e progressivo, mas 95% dos casos são leves e têm controle mais fácil. Fisioterapia e correção postural ajudam a recuperar a estabilidade. E é aí que o Pilates pode contribuir, reestabelecendo o equilíbrio muscular, alongando e fortalecendo. O Pilates auxiliará de forma satisfatória a melhora da qualidade de vida, tornando possível a realização das atividades da vida diária tranquilamente. Os exercícios prescritos serão específicos, direcionados e adaptados de acordo com as particularidades do indivíduo, visando entre outros, fortalecimento e alongamento dos músculos, com foco especial na região afetada e no reequilíbrio dos grupos musculares.

Assim, apesar de o osteófito continuar instalado, a dor será estabilizada devido à estrutura corporal mais forte, flexível e alinhada. A melhor alternativa continua sendo a prevenção. Quanto antes incorporar novos hábitos, menores as chances de ocorrer um osteófito no futuro. E o Pilates também se mostra bastante efetivo para a prevenção.

Por: Eleonora Enes -EsportEX


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário