quarta-feira, 23 de março de 2011

Alimentação Saudável – Carboidratos, Proteínas e Lipídios

 

Entre os praticantes de atividade física ou esportistas de qualquer modalidade, é cada vez mais comum experimentar os mais variados tipos de dietas da moda, suplementos sem prescrição adequada e fórmulas ditas mágicas na intenção de ganho de massa muscular, emagrecimento ou para melhorar a performance.

Entretanto, essas atitudes não respondem às expectativas: pioram o desempenho no treino, geram desequilíbrios nutricionais, deficiência em algumas vitaminas e minerais do corpo como a anemia e enfraquecem o corpo.

Nessa hora os Nutricionistas, junto aos demais profissionais de saúde, otimizam resultados, ao aliar ao treinamento certo uma alimentação saudável e, quando necessário, acrescentando suplementos na dose e horário certos para cada um.

A alimentação saudável para o esportista inclui uma variedade de nutrientes em quantidades e horários adaptados ao tipo de treinamento individual. Isso significa que dietas que limitam o consumo de um tipo de nutriente não contribuem para um bom rendimento e desempenho.

Devemos entender como equilíbrio necessário para uma alimentação saudável a presença de alimentos de todos os grupos de nutrientes: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS, LIPÍDIOS, VITAMINAS E MINERAIS, podendo incluir dois grupos igualmente importantes: FIBRAS ALIMENTARES E ÁGUA.

Os CARBOIDRATOS, presentes em alimentos como as frutas, arroz, massas, batata, mandioca e pães, devem estar em maior freqüência na alimentação, afinal, são eles que fornecem energia e participam ativamente na recuperação dos músculos após o treino. Uma sugestão é optar pelos cereais integrais.

As PROTEÍNAS são provenientes de carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados e também de fontes vegetais como amaranto, feijões, soja e quinua. Importante na construção e reparação dos músculos, entretanto, a necessidade diária desse nutriente é menor que a de carboidratos.

Os LIPÍDIOS são popularmente classificados em ‘gordura boa’ (gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 6) e ‘gordura ruim’ (gordura saturada, gordura hidrogenada e gordura trans) sendo algumas fontes de ‘gordura boa’: o azeite, abacate, peixes, sementes e oleaginosas como castanhas  e fontes de ‘gordura ruim’: a manteiga/margarina, frituras, carnes gordas e doces cremosos como sorvete. Os lipídios são essenciais no organismo e metabolismo, na formação de hormônios, além de colaborar com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação. Uma sugestão é evitar o consumo das fontes de ‘gordura ruim’ no dia a dia.

As pessoas que praticam atividade física ficam tão preocupadas com a ingestão de proteínas, carboidratos e lipídios que se esquecem de outros componentes essenciais para um bom desempenho, são eles:

VITAMINAS, MINERAIS, FIBRAS e ÁGUA.

Saiba mais sobre alimentos fonte e o papel de VITAMINAS, MINERAIS, FIBRAS e ÁGUA na próxima publicação e acompanhe aqui as dicas de Nutrição para praticantes de atividade física.

Por: Cinthia L. Costa- EsporteX


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário