quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Evitando as doenças causadas pelo calor



Proteger a sua saúde durante a atividade física em clima quente é tão simples quanto se lembrar de manter o organismo refrescado e usar o bom senso. A exposição ao calor pode causar doenças graves, até mesmo fatais, como já foi observado em mortes de atletas de elite durante treinos e competições esportivas e de centenas de pessoas durante ondas de calor no mundo todo. As doenças provocadas pelo calor podem ser evitadas na maior parte dos casos! Siga as dicas e evite as lesões.
Agenda - Agende as sessões de exercícios cuidadosamente para evitar as temperaturas mais altas, marcando esses treinos para o horário da manhã e da tarde, evitando assim o horário de pico.
Monitore - os atletas que apresentam alto risco. Técnicos, atletas e preparadores físicos devem aprender quais são os sinais e sintomas das graves doenças causadas pelo calor e devem monitorar os que podem apresentar o risco. Atletas que estiveram doentes recentemente, por exemplo, com gripe ou lesão muscular, aqueles com história de doenças provocadas pelo calor, os que não estão aclimatados ao exercício sob calor e aqueles que são altamente motivados para serem bem-sucedidos nos respectivos esportes correm mais risco.

Sinais de Possível Exaustão pelo Calor:

              Freqüência cardíaca alta
              Cefaléia
              Tontura/desmaio
              Náuseas/vômitos
              Marcha instável
              Fraqueza
              Cãibras musculares
              Calafrios, tremores

Sinais de Provável Choque Térmico (Insolação):

              Pulso fraco e rápido
              Alterações no sistema nervoso central
              Confusão/desorientação
              Agitação/agressividade
              Olhar parado /apatia
              Comportamento irracional
              Marcha cambaleante
              Delírio
              Convulsões
              Falta de respostas, coma
              Pele quente e úmida ou pele seca
              Vômitos
              Evacuações involuntárias
              Hiperventilação

Aclimatar e Ajustar - as roupas usadas e os exercícios ao clima.
 Reserve no mínimo 8 -14 dias para a aclimatação, aumentando gradualmente o tempo e a intensidade do exercício sob calor.
 Reduzir a intensidade do trabalho e o tempo da exposição ao calor em condições extremamente quentes e úmidas. Use roupas claras e soltas.

Recuperar e Repor - A recuperação deve ocorrer em ambiente fresco por um tempo suficiente para diminuir a temperatura corporal.
 Lembre-se também de beber durante o exercício para repor os líquidos e eletrólitos. Bebidas esportivas podem ajudar a repor os líquidos e minerais perdidos pelo suor.

Pense - em procedimentos de emergência para resfriar os atletas que possam sofrer as doenças causadas pelo calor.
 Tenha planos prontos para rapidamente adotar procedimentos eficazes para resfriar o organismo, principalmente por meio da imersão do atleta em água fria ou gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário