domingo, 13 de fevereiro de 2011

Algumas comparações entre a piscina e as águas abertas

Na piscina a água está sempre calma, exceto quando tem uma turma nadando borboleta. Em águas abertas, os ventos e a chuva podem provocar ondas e correntezas te levando para qualquer direção.

Dicas de treino: Importante fazer um bom trabalho de força com palmares visando simular uma correnteza contrária.

Dicas para a prova: Verifique antes da prova como estão as correntezas e as suas direções. Em caso de mar agitado procure nadar com o braço um pouco mais elevado e utilize a braçada de orientação (abaixo) mais vezes.



Na piscina é possível ver o fundo e seguir a raia marcada podendo assim, nadar em linha reta o tempo todo. Em águas abertas, a orientação é feita através de bóias que são colocadas ao longo do percurso para que os atletas as sigam como referência. Para isso é preciso mudar um pouco o nado para se orientar (braçada de orientação).
Durante a “puxada” do braço o atleta deve levantar um pouco a cabeça (o suficiente para enxergar) na direção do horizonte e localizar a bóia de referência mais próxima retornando a cabeça para água para terminar o movimento e se posicionar na direção da bóia.
 O ciclo de braçadas de crawl para em seguida realizar a braçada de orientação depende muito de cada atleta. Para os iniciantes é recomendada a braçada de peito ao invés da braçada de orientação por ser mais fácil e cansar menos. Porém, leva um tempo maior para a realização da mesma.

Dicas de treino: Treinar a braçada de orientação na piscina fazendo séries longas e utilizando a braçada de crawl com a braçada de orientação. Posteriormente realizar treinos de braçada de orientação em águas abertas.

Dicas para a prova: além das bóias de referencia procure utilizar outras referências maiores dentro e fora d’água como prédios, montanhas e embarcações paradas. Durante a prova é comum a braçada de orientação ser “desperdiçada” em função de alguma obstrução da visão como ondas, pessoas nadando muito próximo, etc. O importante é manter a calma e realizar a braçada de orientação novamente evitando nadar muito tempo sem referencia.



Na piscina a natação é realizada dentro das raias podendo o atleta nadar sozinho ou em grupo de forma organizada (rodando em algum sentido) de modo que o contato com outros nadadores seja mínimo.
Em águas abertas o contato existe o tempo todo a não ser que você seja o primeiro ou último.

Dica de treino: Nadar em grupo em águas abertas variando a posição em relação ao grupo (frente, atrás e nas laterais) além de utilizar a “esteira” do nadador que vai a frente. A chamada “esteira” é o vácuo da natação onde um atleta nada bem próximo de outro mantendo uma boa velocidade e economizando energia.

Dica para a prova: A largada das provas de travessia e maratonas aquáticas é muito tensa, pois todos os atletas correm em direção ao mar visando a mesma direção. O ideal é se posicionar de acordo com as suas expectativas e os seus tempos pois ao contrários de provas de corrida de rua os atletas mais rápidos abrem caminho sobre outros competidores. Muito importante também manter a calma nos primeiros 200m pois logo em seguida os grupos se formam e tudo fica mais fácil.



Outra diferença entre a piscina e as águas abertas e que afetam muitos atletas são os fatores psicológicos. Na piscina você pode ver o fundo, sabe a profundidade, as raias estão marcadas, você domina completamente o ambiente e se sente seguro, pois o instrutor está do lado de fora para uma eventual emergência, a borda da piscina está logo ali e as raias laterais estão a menos de um metro de você. Em águas abertas tudo muda. A água é escura (a não ser que você tenha o privilégio de nadar uma travessia no Havaí ou no Caribe) e você não enxerga quase nada debaixo d’água. A profundidade varia muito ao longo do percurso, existe o risco de água viva, marés, ondas e a distância da costa.

Dicas de treino: Inicie com treinos curtos em águas abertas para ir se adaptando e aos poucos acrescente volume. Procure nadar em grupo e de preferência com algum salva-vidas por perto em um caiaque portando coletes e todo o equipamento necessário para resgate. Em caso de pânico, procure manter a calma e solicite ajuda.

Dicas para a prova: Somente participe de competições após estar seguro e confiante na distância que quer disputar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário