quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ouça seu corpo e corra bem melhor

Muito se fala da tecnologia como um aliado poderoso para o alcance das boas marcas nas corridas de fundo. De fato, a evolução do material esportivo, desde os calçados e vestimentas, até o piso das pistas de atletismo, passando pelos recursos nutricionais e cronômetros de alta precisão, contribuiu para que novos limites do esforço físico e psicológico fossem estabelecidos pelo homem.
 
Todo corredor que se preze tem que conhecer o seu organismo, os sinais que ele emite em determinadas situações de estresse físico e emocional que é proporcionado pela corrida. Esses sinais são simples e fáceis de serem percebidos pelo corredor, bastando apenas saber interpretá-los para evitar situações desagradáveis.

BATIMENTOS PELA MANHÃ.
 
Após os treinos, os corredores também podem adotar medidas que estejam em conformidade com o método da PSE. Por exemplo, depois de treinos intensos ou longos, o organismo poderá requerer alguns dias extras de descanso. Para saber se você se encontra apto ao um novo treinamento, verifique a freqüência cardíaca basal, isto é, as batidas do coração logo ao despertar, sem ainda ter levantado da cama. Se houver uma diferença acima de 5 batimentos em relação aos dias "normais", pode ser um indício de que seu organismo ainda não está pronto para uma próxima sessão de treino duro, seja em duração ou intensidade. O ideal nesse dia é realizar um treino leve, suave e alongamentos.
Para saber se há diferença na freqüência cardíaca basal, o corredor deve adquirir o hábito de verificar sempre as batidas do coração antes e após os treinos, e também ao despertar. É simples: pela verificação dos batimentos no pulso ou na veia carótida (na base do pescoço), o corredor deve contar as pulsações durante 10 segundos e multiplicar por seis. Esse é o resultado de sua freqüência cardíaca durante um minuto. O coração adaptado ao esforço de resistência apresenta 40 a 60 batimentos por minuto em repouso em corredores de nível recreativo, mesmo sendo competitivos.
A freqüência cardíaca também pode mostrar ao corredor o quanto ele se encontra treinado, simplesmente verificando os batimentos imediatamente no final do esforço e um minuto após. Um organismo bem condicionado apresenta uma redução substancial dos batimentos em pouquíssimo tempo após o esforço. Por exemplo, se logo após o exercício os batimentos estavam em 160, um minuto após o mesmo já terá baixado para 100-120. Se nesse prazo de um minuto o coração ainda estiver acelerado e a respiração ofegante, é um fato que a corrida foi algo além da capacidade, seja pela falta de condicionamento ou pela estratégia equivocada.

DORES MUSCULARES.
 
 As dores musculares também são indícios de que o treinamento provocou alterações significativas na estrutura e função muscular. Principalmente as dores de efeito tardio, que surgem entre 24-48 h após a corrida. O corredor deve ficar atento a elas, pois nesse momento os músculos se encontram frágeis, ainda em processo de reconstrução, e o que ele necessita é de descanso e treinos regenerativos.
É durante o sono, principalmente, e após as refeições balanceadas, que os músculos se refazem das agressões do treinamento; portanto, o descanso, a alimentação e o trabalho regenerativo são tão importantes quanto o exercício físico intenso e duradouro. São partes que compõem o todo desse maravilhoso processo biológico e educativo que é o treinamento esportivo.
Portanto, a PSE pode ser de grande utilidade aos corredores, dispensando muitos equipamentos que, além do alto custo de aquisição, desestimulam que o indivíduo saiba reconhecer os sinais do seu organismo. O conhecimento do próprio corpo e seu funcionamento é algo que deve ser buscado de modo consciente pelos corredores.
O bom corredor, além de correr, deve saber pensar, tomar decisões e agir de modo seguro e eficaz, sempre confiando em sua capacidade intuitiva, em sua PSE e não apenas ser um dependente dos modismos da tecnologia.

AS RESPOSTAS DO NOSSO ORGANISMO: APRENDA A DIAGNOSTICAR SEU NÍVEL DE ESFORÇO

1) Respiração ofegante, porém, sem desconforto muscular: Indica que o corredor está em seu limiar anaeróbio, ou seja, correndo em um ritmo moderado, às vezes intenso, porém confortável; continuar nessa balada, entretanto, dependerá da sua capacidade de resistência e do seu nível de treinamento que determinarão a duração máxima em que esse esforço poderá ser sustentado. É o ritmo típico do maratonista competitivo.

2) Respiração ofegante e desconforto muscular, porém, sem "queimações" ou enrijecimento dos músculos: Sinal de que o corredor ultrapassou o seu limiar anaeróbio e está produzindo uma quantidade de lactato ( subproduto da quebra da glicose, uma substância química contraproducente para o corredor) no limite ou acima da capacidade de remoção pelos músculos. O ritmo está forte, intenso, e o momento de parar está próximo. Situação característico dos corredores de 5-10 km.

3) Respiração ofegante, sensação de "queimação" e enrijecimento muscular: É o aviso de que a corrida chegou ao fim, o ritmo extrapolou a duração prevista. O corredor foi além do que podia para o seu condicionamento e o seu organismo o fez parar, antes que desfalecesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário