segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O combate à obesidade através de atividade física e uma boa dieta.

    É visto que a obesidade tem um conjunto de causas, isoladas ou não. Estudos através dos anos revelam algumas causas, tais como: genéticas, endócrinas, hipotalâmicas, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tireóide e também pessoas com taxa metabólica basal baixa( isto é, pessoas que tem baixa combustão dos alimentos, depletam pouco o que ingerem). Fatores que relacionados ou não refletem através de um aumento da massa gorda. Mas é visto que as duas maiores causas da obesidade são a inatividade e os maus hábitos alimentares.

    "Dietas mirabolantes" que prometem um emagrecimento em poucos dias não refletem a realidade da perda real de massa gorda. Ao iniciar uma "dieta mirabolante" a pessoa observa na balança determinado peso e após essa dieta , a pessoa sobe na balança novamente ,vê que o seu peso diminui e pensa que realmente emagreceu!! O que realmente aconteceu foi uma perda de peso e não um emagrecimento. Perda de peso é diferente de emagrecimento. Com dietas sem atividade física orientada, a pessoa perde basicamente massa magra( músculos)e água. O que realmente se objetiva é uma redução da massa gorda isenta de massa magra, isto é, se quer que a gordura seja metabolizada.

    O corpo para emagrecer com eficiência deve ter um aporte calórico diário menor. Quando a pessoa ingere mais calorias do que gastou por dia, esse excesso de calorias é transformado em gordura. E o inverso também é verdadeiro, se a pessoa gastou mais caloria do que ingeriu, a gordura estará sendo metabolizada. Ter um saldo energético negativo diário possa parecer insignificante mas somando-se em um mês, um ano, é observado uma perda eficiente de massa gorda.

    Em cima disso deve-se fazer um programa de atividade física aliada a uma dieta. De maneira que o profissional busque fazer um programa que alie exercício aeróbico com trabalho de musculação. É visto que programas que mixam esses dois tipos de exercícios tem um resultado mais eficaz. A musculação é excelente pois, com o crescimento muscular é aumentado o gasto calórico diário. Além de que a taxa metabólica basal individual é aumentada, fazendo com que o gasto calórico em repouso cresça, consequentemente metabolizando a gordura individual.

    Portanto um programa de exercícios físicos bem orientados por um profissional de educação física e uma dieta preparada por um nutricionista , os objetivos de se combater à obesidade serão alcançados.

    Mas é relevante dizer que os objetivos serão atingidos a longo prazo. Deverá ser estabelecido objetivos intermediários e realísticos, para que se chegue ao objetivo final. Estabelecer metas longas faz com que a pessoa desista facilmente e não atinja a meta desejada.

    Deve-se buscar ter prazer e interesse nas atividades físicas para se buscar a motivação. Desistir é fácil, o difícil é ir mais além.
    Mas antes de se começar um programa de treinamento, é indispensável exames médicos para se observar o estado clínico.

    E por fim deve-se respeitar a tríade do sucesso:

1)Qualidade do treinamento, realizado por um profissional competente;

2)Alimentação correta, prescrita por um nutricionista e

3)Repouso.

Prof Mestrando César Marra

Nenhum comentário:

Postar um comentário