domingo, 23 de janeiro de 2011

Mania de corrida

Conheça os benefícios desse esporte e saiba como praticá-lo de forma segura



Foto: Getty Images/Photodisc
Corrida: autoestima e disposição em um corpo mais saudável
Se há uma atividade que caiu no gosto da brasileira é a corrida. Pudera! Democrático, esse esporte pode ser realizado em qualquer lugar: na rua, na praia, na esteira ou no parque. É só calçar um bom tênis e dar a passada inicial para ver o corpo ficar mais bonito e, o melhor: blindado contra doenças. No entanto, por mais simples que pareça começar a correr, algumas dicas são superválidas para realmente aproveitar todos os benefícios que esse hobby pra lá de saudável proporciona. Confira!

Check-up e ajuda profissional

O primeiro passo antes de começar a correr é avaliar se está tudo em ordem com a saúde. Para isso, basta agendar consultas médicas – de preferência com um ortopedista e um cardiologista – e conferir com estes especialistas se você pode correr, qual a intensidade do exercício e se é necessário fazer algum exame complementar. Com o aval deles, aí sim é hora de tirar os tênis do fundo do armário.
O ideal, como em qualquer atividade, é contar com a orientação de treinadores profissionais. “Não adianta querer fazer o treino da amiga. É preciso respeitar o seu condicionamento físico. Mas, se não der para encaixar uma assessoria esportiva no orçamento, não precisa desistir do esporte. “O mais importante é ouvir os sinais do corpo, ou seja, se sentir algum tipo de desconforto, pare imediatamente. Procure também por livros e sites para iniciantes e converse sempre com amigas que correm. Assim, a atividade fica mais segura”, recomenda o profissional.

Complemente o treino

Não há dúvida de que a corrida é um exercício completo. Afinal, fortalece o coração, ajuda a detonar os quilinhos extras, tonifica os músculos, melhora a circulação, etc. Ainda assim, é preciso turbinar o treinamento com outras modalidades, especialmente a musculação. “Com a musculatura fortalecida, as chances de lesões diminuem”, explica Reis.

Vale lembrar que não é nada saudável sobrecarregar o corpo com sessões diárias e intensas de corrida. Por isso, o ideal é praticar o esporte três vezes na semana – com um dia de descanso entre um treino e outro. “Seguindo essas recomendações, em três meses dá para perceber a perda de medidas e a melhora do condicionamento físico.

Sobe e desce hormonal

Para algumas mulheres, treinar durante a tensão pré-menstrual – aqueles famosos dias que antecedem a chegada do período – é uma missão impossível. “Alguns sintomas, como dores nos seios e inchaço, acabam interferindo no desempenho se forem muito intensos. Nesses casos, sugiro a prática de atividades mais leves, como hidroginástica ou ioga.
Mesmo quem não apresenta nenhum sintoma incômodo precisa ficar esperta com o ciclo menstrual. “Nos dias em que está menstruada, a mulher apresenta uma resistência menor por causa do sangramento. Por isso, recomenda-se diminuir a intensidade dos exercícios assim que a menstruação começa e cinco depois que termina”, lembra Roberto Ranzini, ortopedista e médico do esporte, de São Paulo.

Corredora consciente

É consenso entre os treinadores que a mulherada começa a correr para deixar o corpo sequinho e tonificado. Depois de um tempo, no entanto, os benefícios extras – como a melhora do sono, da autoestima e da disposição – fazem com que o esporte ganhe um papel de destaque na rotina alucinante que se leva atualmente. Independente do tempo de prática, é prudente prestar atenção a alguns cuidados essenciais para que a corrida seja sempre fonte de saúde e prazer.
  • Ouça seu corpo: nunca treine ofegante, com dor ou qualquer outro desconforto
  • Não corra todos os dias. O ideal é três vezes na semana, com 24 horas de intervalo entre um treinamento e outro
  • Nunca correu? Então comece caminhando. Depois de um tempo alterne a caminhada com um trote leve. O treino precisa ser progressivo
  • Faça uma refeição leve 1h30 antes de iniciar a atividade física
  • Hidrate-se sempre. A recomendação é ingerir 600 ml de água a cada hora de atividade
  • Busque um tênis adequado e confortável para praticar o esporte
  • Mulheres com seios grandes devem usar um ou dois tops com elástico
  • Prefira roupas com tecidos que deixam a pele respirar
  • Providencie um boné para proteger a cabeça e o rosto do sol
  • Pode correr em qualquer horário, mas o melhor é fugir dos períodos mais quentes
  • Anotou tudo? Então calce o tênis e divirta-se!

Fonte: Marcos Paulo Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário