quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A importância do café da manhã para atletas

Camilla Adão

O impacto da nutrição no desempenho físico vem despertando a atenção de atletas de diversas modalidades, tanto coletivas quanto individuais. A maior preocupação é em relação ao rendimento e a alimentação de treino e de competição.

O café-da-manhã, refeição importante para todas as pessoas, é ainda mais crucial para o esportista. Entre a última refeição do dia e a primeira (
desjejum), há um longo período de jejum. Isso significa que durante o sono, o organismo continua trabalhando em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas. Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizados os treinamentos físicos, além das atividades diárias.“O café da manhã fornece, os nutrientes necessários que influem diretamente no rendimento do desempenho físico, na recuperação depois do exercício, e conseqüentemente, na rotina de vida do atleta”, disse a nutricionista Isabelle Colmenero.

As diferenças na alimentação de um atleta para um indivíduo normal são as maiores necessidades de
fluidos (perdas pelo suor) e de energia (combustível para a atividade), assim como de algumas vitaminas e minerais. Caso o atleta tome o café-da-manhã logo depois dos treinos, sua importância é ainda maior, pois se torna fundamental para a recuperação. Nesse caso, além de comer alimentos ricos em carboidrato, o ideal é também ingerir proteínas. Mesmo que o esportista tome o café-da-manhã depois da atividade física, não deve praticar o exercício físico de barriga vazia.

Ainda segundo Isabelle, “Procure antes da atividade física comer algo que seu estômago agüente. Experimente pequenas refeições de digestão fácil como
bebidas isotônicas, gels (repositores de energia), pedaço de fruta ou suco que devem dar energia suficiente para o exercício físico”.

Para Isabelle, o importante é que todo atleta tenha um acompanhamento nutricional, pois a dieta é individualizada, baseada no tipo de atividade que o atleta pratica e no gasto calórico de cada um.


Link:

Cinco boas razões para não subestimar o café da manhã:http://www.acnutri.com.br/index_5.html



A pressa é inimiga da refeição: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/020620_psy_pressa_refeicao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário