quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

É possível aprender NADAR depois dos 40?

 
Após os 40 aumentam as dificuldades de um indivíduo desenvolver atividades físicas. Isso devido ao declino natural da capacidade aeróbica, da força e da flexibilidade. Além das dificuldades ligadas à parte física, encontram-se às psicológicas como o medo e as inseguranças. Justamente por essas barreiras psicológicas, a natação, considerada uma das atividades físicas mais completas, é uma das mais complicadas de se aprender a partir dessa faixa etária. O que não deve ser impedimento para não tentar.

Os benefícios que a natação podem proporcionar as pessoas com mais de 40 são inúmeros. Além de combater o stress, muito comum nesta faixa de idade, em se que lida com muitas responsabilidades no trabalho e na família; a natação ajuda a combater hipertensão arterial, obesidade, diabetes, arteriosclerose, osteoporose, redução das funções cardiovascular, pulmonar e renal e lentidão cognitiva e motora.

Desenvolver novas habilidades motoras nesta fase da vida aumenta o número de neurônios centrais e periféricos e o número de comunicação entre os neurônios. Para a pessoa madura e o idoso isso é benéfico, pois aumenta sua capacidade cognitiva e motora.

Quem tem medo ou vergonha deve escolher um professor sensível, que transmita segurança e leve em consideração as sensações e emoções que influenciam no processo de iniciação ao aprendizado nesta faixa etária. Isso permite que certas dificuldades possam ser facilmente vencidas, possibilitando ao mesmo uma melhor adaptação ao meio aquático, de forma a adquirir, assim, a confiança e o prazer de entrar em contato com a água.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário