quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Controle a respiração e viva melhor

Você sabia que ao dominar a respiração podemos eliminar até 80% das toxinas do organismo?
Respirar fundo. Quantas vezes, conscientemente ou em um ato involuntário, você fez isso ao se deparar com uma situação difícil? A lufada vigorosa de ar – acredite! – faz maravilhas pelo funcionamento do seu corpo e pode até deixar seu pensamento mais ágil. As vantagens que a respiração correta pode trazer vão desde a redução do estresse à melhoria da capacidade de concentração, sem falar em mais vitalidade para desempenhar atividades do dia a dia. Quando oxigenamos o corpo, ganhamos uma dose extra de energia

“A respiração está diretamente ligada às emoções. Controlando a respiração, você controla as emoções. Controlando as emoções, você controla seus atos”, explica a professora de ioga Tereza Freire, de São Paulo. Ela afirma que se usada de forma apropriada, a respiração ajuda, inclusive, a enfrentar o medo. “Você passa a agir por discernimento, e não apenas por reação. Quando estamos nervosos ou sentimos medo, nossa respiração imediatamente fica curta. Se aprendermos a parar e respirar, tudo muda e o medo vai embora”, garante.

Pesquisas mostram que a respiração tem efeito terapêutico contra dor, doenças cardíacas, depressão, ansiedade e outras complicações decorrentes do estresse
Respirar corretamente também ajuda a eliminar até 80% das toxinas do organismo, destaca Luciana Macetti, coordenadora da Fundação Arte de Viver, uma ONG internacional com sede na Índia que se dedica a ensinar técnicas de respiração em mais de 150 países. “A maioria das pessoas, no entanto, só usa 30% da capacidad e de respiração, perdendo energia e acumulando substâncias nocivas ao organismo", completa. A entidade tem filiais em 10 estados brasileiros e oferece cursos mensais para crianças, jovens e adultos. E sempre com turmas lotadas!

Os benefícios da respiração já foram reconhecidos em diversos trabalhos acadêmicos. Estudos publicados em periódicos científicos, como o norte-americano Physical Therapy, e a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, concluíram que a respiração profunda (na qual se inspira e expira grande quantidade de ar) ajuda a evitar complicações após cirurgias no pulmão. Uma compilação de 20 pesquisas, feita por especialistas alemães para o Journal of Psychosomatic Research, mostrou que, quando associada a técnicas de meditação, a respiração tem efeito terapêutico contra dor, doenças cardíacas, depressão, ansiedade e outras complicações decorrentes do estresse.

Erro comum

Respirar pela boca é um dos erros mais comuns que cometemos e que, na maioria das vezes, tem início na infância. O ar deixa de ser aquecido e purificado – processo que ocorre nas narinas – e, como consequência, aumenta a chance de os pulmões receberem substâncias tóxicas, como poluição e micróbios. E ainda favorece a formação de olheiras arroxeadas – sinal de que há excesso de gás carbônico no rosto. Você já notou que algumas pessoas que sofrem com asma ou sinusite têm a região sob os olhos mais escurecida? Não é coincidência que elas também sejam mais ansiosas: o ritmo com que o ar entra e sai do corpo está diretamente relacionado à forma como encaramos as diversas situações do cotidiano. A ansiedade deixa a respiração rápida e curta. Por outro lado, quem vive em um estado mais "zen" respira com lentidão, enchendo bem os pulmões.
“Um comportamento não é melhor que o outro, mas é preciso ter consciência dessa relação e fazer uso dela quando necessário”, destaca a terapeuta corporal Miriam Leiner, de São Paulo. “Daí a importância da respiração lenta e pausada para se acalmar em um momento de desespero”. Quando o cérebro se aquieta, uma decisão mais ponderada pode ser tomada.

Técnicas simples ajudam a melhorar a respiração e podem ser feitas em casa ou no trabalho

Conheça algumas técnicas de respiração

Em casa

Perceba a sua respiração: deite-se no chão, na cama ou em um colchonete confortável. Feche os olhos suavemente, sem provocar tensão. Com calma, faça dez respirações profundas. Comece devagar e, aos poucos, avance no exercício, tentando puxar e soltar o ar cada vez mais lentamente.
Identifique o ritmo natural da sua respiração: tente não interferir no seu ritmo, apenas observe. Coloque, suavemente, as mãos sobre o abdômen e repare se há
movimento nessa região quando você respira.Na frente do espelho é ainda mais fácil perceber se tórax e abdômen estão reagindo ou se o ar chega somente à parte mais alta do peito.
Quem está habituado à respiração curta deve treinar, diariamente, a respiração abdominal. Basta respirar fundo pelo nariz e soltar pela boca, bem devagar e prestando atenção nas reações do corpo. No começo, é comum sentir um pouco de tontura – efeito da hiperventilação no cérebro. Não se assuste e prossiga com o treino.
Concentre-se somente na sua respiração: sentado de maneira confortável, com a coluna reta e as pernas cruzadas, feche os olhos e respire lentamente. Cada vez que a mente divagar, concentre-se no som da sua respiração e nos ruídos que o ar provoca a cada etapa percorrida através do corpo. “Inspire energia divina, luz, saúde e paz. E exale o que não serve mais: condicionamentos, mágoas, estresse... Tudo
aquilo que impede o seu crescimento e que deve ser eliminado do organismo e da mente”, recomenda Tereza Freire.

No trabalho

– Fique sentado em posição confortável, com as costas bem retas, para facilitar a entrada e a saída do ar.
– Quando for realizar uma tarefa que exija concentração, faça inspirações profundas e conscientes.
– Quando estiver agitado, ansioso e estressado, concentre-se na expiração. Inspire contando até quatro e expire no dobro de tempo (contando até oito). Repita isso de três a cinco vezes.

Fonte: Vital Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário