sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Saiba o que é verdade e mito sobre o cardápio de um corredor.

A alimentação é peça fundamental para a boa performance de um corredor. No entanto, muito já foi dito em torno do assunto. Ficar em jejum acelera a perda de massa muscular? Carboidratos engordam? A gordura é importante para a saúde do corredor? Tire aqui suas dúvidas.

Beber água não melhora a performance da corrida – Em corridas é importante ingerir líquido para amenizar a perda de suor. Porém, se a água for ingerida em grande quantidade, o plasma se torna muito diluído e isso pode ocasionar sérios problemas à saúde do corredor.

O atleta deve consumir gordura – A recomendação é que a gordura represente cerca de 20% a 25% das calorias ingeridas. O consumo de gordura é sim importante não só para a saúde, como também para o desempenho do atleta.

Carboidratos não engordam o atleta – Eles inclusive fornecem a mesma quantidade de energia que as proteínas e quase metade das calorias se comparados à gordura. Os carboidratos fornecem energia para o corpo e os músculos.

É importante comer logo depois do treino – Um atraso de duas horas na ingestão de carboidratos após os treinos pode reduzir a reposição de energia nos músculos em cerca de 50%.

A ingestão de álcool prejudica a performance do corredor – O álcool desidrata e é prejudicial ao desempenho na véspera de um treino longo e provas.

O maratonista não precisa tomar suplementos alimentares – O mais importante é repor carboidratos e eletrólitos.

Ficar muito tempo em jejum acelera a perda de massa muscular – Como a corrida é um dos esportes que mais ajudam a queimar gordura, se houver uma restrição excessiva à alimentação, os músculos também podem ser queimados.

Por Carolina Abranches

Nenhum comentário:

Postar um comentário