sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Obesidade está associada ao aumento de problemas na boca

Além de causar doenças como diabetes, hipertensão arterial, câncer e até infarto, a obesidade também está associada a problemas bucais. Um deles seria a periodontite, uma inflamação nas gengivas, ossos e ligamentos que dão sustentação aos dentes. A conclusão é da Escola de Saúde Pública da Universidade d Harvard, nos Estados Unidos. A doença seria causada por substâncias inflamatórias produzidas nas células de gordura.

Os médicos explicam que pessoas obesas são mais suscetíveis a diversos problemas de saúde porque têm a imunidade mais baixa do que as de peso normal. Isso acontece porque as células adiposas presentes nos tecidos viscerais levam à produção de citocinas, substâncias que causam processos inflamatórios. Isso provoca inflamações desordenadas e a produção de radicais livres.

Com as defesas do organismo reduzidas, os obesos têm mais tendência ao crescimento e o desequilíbrio do biofilme oral, um conjunto de micro-organismos que naturalmente vivem dentro da boca. Seu crescimento desordenado causa gengivite e periodonite.

Por Carolina Abranches

Nenhum comentário:

Postar um comentário