sábado, 20 de novembro de 2010

Gorduras do bem

Gorduras do bem são indispensáveis para melhorar o rendimento do esporte.

Uma pessoa que pratica atividade física deve ingerir gordura. Porém, a gordura benéfica é as monoinsaturadas e poli-insaturadas, garantem os nutricionistas. Encontradas no azeite e girassol (monoinsaturadas) e no salmão (poli-insaturadas), elas são essenciais às células. Elas permitem que o organismo absorva certas vitaminas e ajuda a produzir hormônios sexuais, a testosterona e o estrogênio.

De acordo com os nutricionistas, ingerir gorduras é tão importante quanto ingerir carboidratos e proteínas. Quanto mais gordura boa na dieta, maior a liberação do hormônio anabólico testosterona. Isso favorece o ganho de massa muscular. As gorduras boas também agem como protetoras do corpo.

O exercício físico estimula a produção de radicais livres (moléculas que oxidam as células) e os lipídios produzidos por essa gordura benéfica são fonte de dois importantes antioxidantes: as vitaminas A e E. Outra ação benéfica das gorduras do tipo ômega-3 (encontrada em peixes como salmão) é reduzir a inflamação decorrente da prática de exercício de alta intensidade, auxiliando na recuperação pós-exercício.

Por Carolina Abranches

Nenhum comentário:

Postar um comentário