sábado, 30 de outubro de 2010

Restaurantes de Cingapura servem bolinho de formigas e de escorpião

Os pratos têm o objetivo de fazer bem à saúde. Em um restaurante, se o freguês tiver dúvidas sobre que prato pedir, há sempre uma médica de plantão para ajudar na escolha.

Nos templos, nos prédios, nas cores - a herança chinesa moldou a imagem de Cingapura e criou uma tradição: as farmácias de medicina chinesa. Para nós, ocidentais, entrar em uma delas é uma aventura. Estão cheias de produtos que prometem reequilibrar o organismo e preservar a saúde, por mais estranhos que pareçam: há cavalo-marinho, pepino-do-mar...

Segundo a gerente, o pepino-do-mar tem muito colágeno, é bom para rejuvenescer a pele e para as articulações. Um dos sucessos do momento são pérolas, boas para a pele e também para reduzir o estresse. Elas são moídas até virarem pó. Depois é só adicionar água, misturar e beber.

A farmacêutica alerta, porém, que não se deve sair por aí comendo pérolas. Estas são cultivadas especialmente para as farmácias chinesas.

Um restaurante promete servir apenas comida que faz bem à saúde. Se o freguês tiver dúvidas sobre que prato pedir, há sempre uma médica de plantão para ajudar na escolha. Levar um médico para perto da cozinha é uma tradição dos antigos imperadores chineses. O que seria servido na mesa era decidido com base no diagnóstico.

O primeiro exame foi tomar o pulso para avaliar o fluxo de energia do corpo. A médica analisa a língua, a pressão. Difícil mesmo é suportar o exame de rins. Terminada a consulta, os cozinheiros começam a elaborar os pratos mais adequados para cada caso. O freguês pode escolher, mas eu preferi deixar por conta do chefe...

De entrada, uma sopa de ginseng, uma raiz muito usada em fitoterapia. Segundo o gerente, é uma sopa especial para homens. Aumenta a energia no trabalho e na vida. Depois, um prato conhecido dos brasileiros, bacalhau. Só que este vem com bulbo de lírios.

Agora, um prato realmente exótico: um bolinho de escorpião e outro de formigas. O gerente responde que as pessoas comem esses animais na China há mais de 2 mil anos. Mas não são animais comuns. São criados especialmente para virar comida, de forma limpa e segura. Os escorpiões, por exemplo, não têm veneno.

Médicos ocidentais dizem que não há comprovação científica de que a medicina chinesa funciona. Já sobre a cozinha chinesa, não há dúvida nenhuma. Com escorpiões e outros ingredientes esquisitos, a habilidade dos chefes e séculos de tradição conseguem produzir sabor e beleza.

Fonte: Bom Dia Brasil ROBERTO KOVALICK e KATSUMI SUZUKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário