quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quem come muito rápido, engorda mais?


Fonte: Ethika Saúde
Roseli Rossi e Madalena Vallinoti
Portal da Atividade Física
 

Quem come muito rápido, normalmente saboreia menos o alimento e demora mais tempo para ter saciedade. Como consequência, come mais, o que a médio prazo pode levar o indivíduo a engordar, ganhar peso em massa gorda, sempre considerando-se os aspectos individuais (genética, atividade física, sexo, idade, etc).

Deve-se mastigar devagar e em média 15 vezes cada porção (cada bocada), levando à boca pequenas porções. Mastigar mais os alimentos, além de proporcionar mais saciedade, torna a digestão mais fácil, evitando a sensação de má digestão.

É importante também evitar alimentar-se em ambientes e situações que absorvam a sua atenção, (ler, assistir TV, conversar ao telefone). Dessa forma você não se concentra no ato de comer, mastigar, perde a noção de quantidade e não presta atenção ao sabor do alimento, o que, dependendo do seu estado emocional, o fará mastigar mais rápido e comer mais.

Evite ficar mais do que três a quatro horas sem se alimentar, pois os níveis de glicemia (glicose sangüínea) diminuem, estimulando a fome. Por isso é importante adotarmos uma alimentação equilibrada e fracionada a fim de oferecer todos os nutrientes que o organismo necessita evitando episódios de compulsão.
Lembre-se: a pressa é inimiga da saciedade.
 
 Isso sim pode ajudar a engordar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário