terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pressão alta

Chamada de “assassina silenciosa”, a pressão alta é traiçoeira...

A ausência de qualquer indício de problema faz com que a maioria dos hipertensos desconheça que estejam doentes.

E mesmo os pacientes que têm consciência do seu quadro muitas vezes interrompem o tratamento porque se sentem bem. Alguns acham que não precisam tomar remédio porque não estão se sentindo mal. Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, apenas 15% dos hipertensos conseguem fazer um controle adequado da doença.

A hipertensão ocorre quando o sangue exerce uma pressão muito forte na parede das artérias para se movimentar, ficando o valor desta pressão igual ou maior a 14 por 9.

A doença não tem cura e, se não for controlada, ao longo dos anos pode trazer como consequência problemas graves como derrames, doenças do coração – entre elas infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito) -, insuficiência renal ou até falência dos rins, e alterações na visão que podem causar cegueira.

Para controlar é recomendado o consumo diário máximo de sal de uma colher de chá. Além disso, é preciso conferir a pressão arterial regularmente, reduzir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, manter-se no peso adequado, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana, parar de fumar e controlar o estresse.

Por Fernanda Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário