quinta-feira, 21 de outubro de 2010

De São Paulo ao Rio de Janeiro correndo

Em forma de revezamento, 260 corredores encaram a partir de hoje o desafio de percorrer 600km entre Rio e São Paulo
Yara Achôa, iG São Paulo



Foto: Fabio Guinalz
Às 5h foi dada a largada para a maratona de 600 quilômetros entre São Paulo e Rio de Janeiro
O desafio: correr o longo percurso que separa as capitais paulista e fluminense. A motivação: superar os limites impostos pelo corpo e chegar até o final da prova.

A largada da segunda edição da Corrida SP-RJ – o Desafio dos 600K, a maior corrida de revezamento das Américas, ocorreu hoje às cinco da manhã, em frente ao Obelisco do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
A chegada acontece no sábado, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O percurso da prova, organizada pela Nike, tem a distância de 600 quilômetros, divididos em 77 trechos de diferentes metragens, a serem percorridos em equipes de 13 integrantes cada.

Ao longo dos três próximos dias, 260 atletas amadores enfrentarão asfalto, trilhas, praias, subidas e descidas, em demonstrações de força, determinação e superação de limites.
Os 600K

Inspirada na Hood to Coast Relay, famosa prova de 315km realizada anualmente no estado do Oregon, nos Estados Unidos, a 600K tem como objetivo reunir e promover o intercâmbio entre praticantes amadores de corrida, estimulando o espírito de equipe e a superação de limites.

Percurso
São 600 quilômetros divididos em três etapas: 167 no primeiro dia, 188 no segundo e 165 no terceiro. Para fechar a corrida, nos oito quilômetros finais ocorre a etapa Contra-Relógio – na qual 10 atletas correm por suas equipes e têm seus tempos e distâncias somadas, totalizando os 80 quilômetros que faltam para fechar 600 quilômetros de percurso.


São ao todo 20 equipes – de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte –
Foto: Divulgação
Atletas amadores percorrerão belíssimos cenários ao longo da prova que impõe desafios à resistência dos corredores
As equipes
com 13 integrantes cada e um treinador: 4any1, Athletics West, Butenas, Equipe Belo Horizonte, Equipe Brasília, Equipe Curitiba, Equipe Porto Alegre, Filhos do vento, Find your self, Limiar, Mulheres Nike, Marcio Puga, Nike+, Nike+ 2, Nikecorre, Núcleo Aventura, Run & Fun, Runner’s Club, Speed. A prova também terá uma equipe formada por jornalistas e fotógrafos corredores. Este ano, a repórter Yara Achôa representará o Delas na prova e enviará notícias da corrida.

Perfomance
Os atletas amadores convocados foram selecionados por um critério riígido de performance em provas de 10km: tiveram de comprovar aos organizadores do evento que eram capazes de fazer 10 quilômetros em 45 minutos (homens) e 50 minutos (mulheres).


Os dois destaques da prova no quesito obstáculos de percurso são os trechos 23 e 31.
Foto: Divulgação
A dor faz parte do dia a dia dos atletas na dura corrida: gelo e massagens são essenciais para seguir adiante
 
Trechos difíceis
O primeiro, após a Praia de Boissucanga, início da serra, tem oito quilômetros com um longa subida. O segundo, na estrada do Rio Escuro, tem quase sete quilômetros entre asfalto e terra, também com subida íngreme.

Premiação
A corrida irá premiar os integrantes da equipe vencedora com um ano de fornecimento de material esportivo Nike. Todos os atletas cujas equipes completarem a prova independente da classificação receberão medalhas de participação – desde que não seja observada nenhuma irregularidade.

Trecho aberto 
  Nesta segunda edição, a Nike abriu o trecho Maresias-Bertioga, no segundo dia do Desafio, para equipes (no mesmo formato das principais) que quiserem vivenciar parte da experiência dos 600K. A largada será amanhã (22/10), às cinco da manhã, na Praça de Eventos de Maresias e a chegada será no Hotel do Frade, em Angra dos Reis, já no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário