quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cafeína não ajuda nos exercícios físicos, mas sua fama, sim…


Portal da  Atividade  Física

Ao contrário do que o senso comum pode sugerir, a cafeína não ajuda atletas (profissionais ou amadores) a obterem um desempenho melhor em treinamentos e competições, afirma uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira na Grã-Bretanha. Especialistas da Universidade de Coventry descobriram poderosos recursos mentais que podem fazer o corpo trabalhar mais: mas a cafeína nada tem a ver com isso.

A pesquisa envolveu 20 ciclistas, divididos em quatro grupos. O primeiro recebeu doses de cafeína; o segundo, um tipo de placebo; o terceiro ingeriu cafeína, mas foi informado de que se tratava de placebo; finalmente, o quarto time recebeu placebo, embora seus membros achassem que tomavam cafeína. Eles passaram por baterias de avaliação após ingerirem 250 mililitros das susbtâncias antes da atividade física.
O estudo, apresentado pelo especialista Michael Duncan, em Londres, mostrou que foi registrada uma resposta psicológica positiva – estimulante – entre os voluntários do quarto grupo, que acreditavam que tomavam cafeína, mas na verdade ingeriam apenas placebo. Uma resposta negativa foi registrada entre os membros do terceiro grupo – que ingeriu cafeína, embora não soubesse disso.
“Os componentes desse último grupo achavam que não tinham qualquer vantagem sobre os adversários e registraram desempenhos inferiores”, explica o cientista. “Já os ciclistas que achavam que ingeriam cafeína, mas recebiam apenas suco de laranja, obtiveram uma performance melhor”.
Ainda de acordo com a pesquisa, a percepção do quão difícil foi cumprir uma prova variou de acordo com a informação dada aos atletas antes de eles executarem os exercícios. Os que acreditaram estar sob o efeito da cafeína acharam a série menos intensa do que os demais voluntários envolvidos no estudo.

Fonte: veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário