segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Você já ouviu falar em marcha reversiva?

Pois é. É a mais nova modalidade de corridas!! Vejam só a novidade!

O que é?

Tanto o caminhar quanto o correr para trás recebe o nome de Marcha Reversiva (MR).
Não é andar para trás e sim andar para frente de costas!

Ao executar a MR o indivíduo tende a sofrer várias "quedas controladas", relativo ao deslocamento do seu centro de gravidade para trás, onde a cada desequilíbrio o organismo tende a se equilibrar nos proporcionando a locomoção para o lado oposto ao habitual.



O método usa procedimentos para quebrar padrões psíquicos e corporais. Andar ou correr de costas, por exemplo, cria um padrão com o qual o cérebro não está acostumado, anulando alguns efeitos da marcha. Os olhos e o corpo relaxam com esse novo padrão.

A Marcha Reversiva vem ganhando espaço no meio esportivo, terapêutico, onde visa o aumento de performance e ganho de saúde.

A Marcha Reversiva possibilita a aquisição, segundo a psicomotricidade:

• Desenvolvimento da propriocepção;
• Cinestesia;
• Ritmo;
• Consciência Espacial;
• Lateralidade;
• Equilíbrio;
• Coordenação.

Qualidades essas que podem impulsionar o indivíduo a ter uma visão diferente do ambiente, de seu próprio corpo e de suas possibilidades. Tais qualidades, no entanto, são adquiridas e desenvolvidas de acordo com o momento certo de cada indivíduo, respeitando os limites psicomotores que a Marcha Reversiva desafia.

A Marcha Reversiva é uma atividade física, que como todas as outras necessita de orientação de um profissional de Educação Física e de um treinamento individualizado.

Atenção em especial ao local onde se desenvolve esta atividade e a técnica para a execução.

Benefícios

• Estimulação e Sincronização dos hemisférios cerebrais;
• Abertura da caixa torácica;
• Consciência Corporal / aumento da Postura;
• Desenvolve visão periférica e interior;
• Elevação do centro de gravidade do corpo;
• Fortalece e alonga as musculaturas;
• Intensifica a circulação sanguínea;
• Favorece a perda de peso;
• Intensifica a vida sexua;l
• Fortalece os quadríceps;
• Intensifica a energia afetiva;
• Reduz os riscos de ferimentos;
• Reduz o impacto sobre as articulações.

Fonte: Vânia Almeida

5 comentários:

  1. Ana Cristina passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em
    sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana! Já faz alguns anos que vi esta mesma foto do seu site na internet, contudo eu não sabia que vc é professora de natação. Hoje eu sei. Além de parabeniza-la, quero dizer que eu também sou praticante do "retrorruning "back-uning" ou simplesmente da M.R.: cheguei a fazer 16 Km na pista em 1 h e34 min e os 3 Km em 13 minutos. Faço questão de ressaltar que, atualmente, é muito difícil encontrar um bom professor de natação: a maioria deles não dá a devida atenção aos atletas. Eu preciso melhorar meus tempos na natação pois sou tb Pentaatleta esporte que envolve a natação... Afora questões particulares, despeço-me, desejando-lhe muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana! Já faz alguns anos que vi esta mesma foto do seu site na internet, contudo eu não sabia que vc é professora de natação. Hoje eu sei. Além de parabeniza-la, quero dizer que eu também sou praticante do "retrorruning "back-uning" ou simplesmente da M.R.: cheguei a fazer 16 Km na pista em 1 h e34 min e os 3 Km em 13 minutos. Faço questão de ressaltar que, atualmente, é muito difícil encontrar um bom professor de natação: a maioria deles não dá a devida atenção aos atletas. Eu preciso melhorar meus tempos na natação pois sou tb Pentaatleta esporte que envolve a natação... Afora questões particulares, despeço-me, desejando-lhe muito sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nivaldo, parabéns pela dedicação.
    Quanto ao meu trabalho, o importante é a gente fazer o que gosta e eu, Amo minha profissão e a Natação.
    Precisando de alguma coisa, é só gritar !!!!

    ResponderExcluir