quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Triathlon, um esporte ao alcance de todos ?

Vamos deixar o mito que para ser um triatleta você precisa ser um super-homem ou uma supermulher. Você precisa apenas ser organizado o suficiente para que consiga treinar e fazer suas outras tarefas tão importantes quanto seu treino, lembrando ainda que sua família deve estar em primeiríssimo lugar.

Para as curtas distâncias é mais fácil ainda, basta algumas horas de treino por semana que poderá terminar até um triathlon com distâncias short, sprints 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, ou olímpicas 1500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

O treinamento é muito prazeroso, pois treinamos 3 e até 4 modalidades, incluindo aí a musculação ou até uma aula de pilates, flexibilidade ou alongamento.


Olha como é simples; bastam de 2 a 3 treinos de natação com duração de 50 a 60 minutos cada, treinos variados, dando ênfase ao nado crawl, respiração bilateral, e ainda acostumar com sua roupa de borracha. Todos os treinos devem ter parte de aquecimento, prestando atenção à técnica, uma parte específica, onde teremos a série propriamente dirá, “tiros” nas mais variadas distâncias e ritmos e depois uma parte para o desaquecimento, muito importante também.


Mas vem cá, é importante o treino de ciclismo outdoor? Importante é, mas se para você é complicado, bastam 2 aulas de spinning na academia ou dois treinos no rolo. Mas aí é importante o treino no sábado ou no domingo na rua, principalmente em grupo, para que possa melhorar sua destreza com sua magrela, mas tome muito cuidado, vejo muitos iniciantes em pelotões, o que o torna um Kamikaze! Se for para a rua, bastam 3 treinos semanais com duração de 1h30’ em média, também treinos variados.

Com relação à corrida, utilize terrenos e pisos variados, treinos intervalados, de ritmo, etc, enfim, existe uma gama enorme de treinos, mas que com certeza seu treinador, devidamente formado em Educação Física ou Esporte e com registro no Conselho Regional de Educação Física de seu Estado, vai saber programar individualmente para você.

No final de semana, onde com certeza você terá um pouco mais de tempo, inclua aí uma ou mais transições, sempre na sequência de competição, lembre-se da especificidade dos treinos!

Cumpra seu objetivo tendo em mente a distância que vai competir, grandes volumes e muitas horas de treino somente para longas distâncias, o que para você não é o caso, afinal estamos iniciando. Como diz um grande amigo meu,  quando você entrou na faculdade de direito, por exemplo, não saiu advogando logo no primeiro ano, foram 5 anos de estudo, mais estágios, mais OAB e... então dê tempo também ao seu corpo para adaptar-se!

Com relação aos treinos complementares, tão importantes quanto os outros, está a musculação; nada mais que 45’ em duas sessões semanais trabalhando todos os grupos musculares, podendo incluir aí também o treinamento funcional e a propriocepção.

Lembre-se também de antes de iniciar seus treinos consultar seu médico.

Bons Treinos!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário