segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Saúde masculina

Dedicar atenção a si mesmo é diminuir riscos e garantir bem-estar

Cuidar do corpo e da saúde não é tarefa só para mulher. O homem também precisa ficar atento a muitas doenças que podem se manifestar em diversas fases da vida. Saber se alimentar corretamente e fazer exercícios físicos de maneira regular são dicas que valem para qualquer idade. Confira a seguir qual é a ocasião correta para realizar certos exames e saiba como prevenir-se e manter-se sempre saudável.

Dos 20 aos 40 anos

Que o corpo masculino funciona bem diferente do corpo feminino todo mundo já sabe. Mas não é porque a saúde feminina é um pouco mais frágil - e requer mais exames e acompanhamento médico - que há motivos para o homem descuidar da sua. “Entre 20 e 40 anos é mais raro o homem apresentar problemas, mas pode acontecer”, afirma o urologista do Hospital das Clínicas, Dr. Leopoldo Alves Ribeiro Filho. Ele explica que, nesta fase, o que geralmente pode ocorrer é o aparecimento de alguma doença sexualmente transmissível (DST´s), pedra nos rins ou, ainda, o paciente querer realizar algum checkup ou exame de espermograma antes de casar-se. Mesmo assim, o conselho é procurar ajuda de um especialista se houver qualquer tipo de dor ou sintoma.

Dos 40 anos em diante

Com a chamada idade do lobo, as complicações começam de fato. Portanto, o homem necessita ficar mais atento à sua saúde. “Exames como o de toque e o de dosagem de PSA (uma proteína que indica possíveis tumores malignos de próstata) devem ser realizados pelo menos uma vez por ano”, explica o urologista do Hospital das Clínicas. Para aqueles que apresentarem histórico de câncer de próstata, o especialista recomenda que sejam feitos exames de seis em seis meses. É importante, ainda, observar se não há sangramento na urina. “Tudo deve ser realizado para evitar preocupações futuras e garantir uma vida saudável”, finaliza.

Fonte: Portal Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário