segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Saúde, beleza e bem estar de uma só vez?

 
A rotina agitada, a falta de tempo para preparar as próprias refeições e as dietas feitas por conta própria e que restringem a alimentação resultam muitas vezes em nutrição insuficiente para o organismo. Diante disso, o corpo se manifesta dando sinais de que algo está faltando. Quando estes sintomas aparecerem, saiba identificar suas causas e combatê-las da maneira mais simples e saudável: alimentando-se bem!

Indisposição, tontura e cansaço: o consumo insuficiente de calorias implica que o corpo utilize músculo e gordura armazenada para suprir suas necessidades energéticas. No entanto, o processo de obtenção de energia por meio destas alternativas está associado à queda da glicemia e produção de cetonas, que causam enjôo e cansaço. Evite estes sinais consumindo cereais integrais e frutas, que contém carboidratos que servirão de fonte de energia para seu corpo e promoverão saciedade e regulação do funcionamento intestinal, devido ao teor elevado de fibras.

Fome intensa e constante: o consumo insuficiente de fibras, carboidratos e proteínas, bem como o hábito de pular refeições comprometem a saciedade e resultam em aumento do apetite. Uma solução é aumentar o fracionamento (e, para quem não quer ganhar peso, diminuir o volume) das refeições,
 alimentando-se a cada 3 horas, com alimentos proteicos (carnes em geral, ovos, leite e derivados) combinados com fibras, o que favorecerá a saciedade.
Depressão: a falta de gorduras na dieta compromete o funcionamento das glândulas supra renais, produtoras do hormônio cortisol, que ajuda o corpo a enfrentar as situações de estresse. A baixa de cortisol também está associada à problemas de memória e ao sentimento de depressão. Para o metabolismo é essencial que o consumo de gorduras saturadas e insaturadas aconteça de forma equilibrada, pois as gorduras não podem ser excluídas da dieta. O ômega 3, exemplo de ácido graxo poliinsaturado, é um nutriente com potencial antidepressivo já estudado, e pode auxiliar no combate a este sintoma. As vitaminas B6, envolvida na síntese de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar, e B12, cuja deficiência conduz a alterações neurológicas, são coadjuvantes da terapia nutricional para depressão. São fontes de vitamina B6 as carnes, derivados de grãos integrais, hortaliças e nozes e, de vitamina B12, leite, ovos, peixes, queijo e carnes.

Perda de libido: pode ser devido à concentração insuficiente de serotonina, cujo precursor é o aminoácido triptofano, encontrado em frutas, quinua e leguminosas, e de noradrenalina, sintetizada a partir da tirosina, aminoácido presente nas nozes, castanhas, leguminosas e leite. A gordura e o álcool, por outro lado, exercem efeito contrário sobre o desejo sexual. Uma alimentação balanceada, adequada em triptofano e tirosina auxilia na recuperação e manutenção da libido.

Cabelo e pele ressecados e unhas quebradiças: a ingestão insuficiente de micronutrientes pode ser a causa. A vitamina A é essencial na manutenção do tecido epitelial e, portanto, do couro cabeludo e toda a pele. A vitamina C é importante no desenvolvimento do tecido conjuntivo e na síntese de colágeno, que confere elasticidade à pele, fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos. Para obter vitamina A, consuma hortaliças e frutas verde escuro, amarelas, alaranjadas e vermelhas; para obter vitamina C, basta consumir hortaliças, vegetais e frutas cítricas.

A boa nutrição é parceira da beleza e do bem estar e vale lembrar que nas dietas restritivas os nutrientes necessários para que seu corpo emagreça com saúde, mantendo a vitalidade e beleza nem sempre estão em quantidade suficiente para atender à demanda do organismo. Assim, o importante é manter o equilíbrio e uma alimentação diversificada. Bem estar e saúde são prioridade!

Por: Jomath notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário