terça-feira, 21 de setembro de 2010

QUATRO ATLETAS BRASILEIRAS ENFRENTAM O DESAFIO DA MAIOR TRAVESSIA EM MAR ABERTO DO MUNDO


Marta, Giuliana, Priscila e Luciana podem até bater recorde mundial ao completar a prova no Canal da Mancha no revezamento 4 por 4
Garra, determinação, superação e muita coragem. São com estes atributos que as atletas Marta Mitsui Izo, Giuliana Pascon Vianna Braga, Priscila Cristina Santos e Luciana Akissue Teixeira enfrentarão uma das maiores aventuras do mundo, a Travessia Balkis – Canal da Mancha a 4, saindo de Dover, na Inglaterra, nadando até a cidade de Calais, na França.

Este ousado projeto é desafiador e inédito. E deverá marcar o nome de Marta, Giuliana, Luciana e Priscila, assim como o do Brasil, no esporte mundial. É a primeira vez que uma equipe de quatro mulheres fará a travessia do Canal da Mancha - ida e volta - em um revezamento 4 por 4.

Com certeza, os 80 quilômetros que elas irão percorrer serão marcados por muitos obstáculos e muita emoção. Haja fôlego e coração! Na verdade, se a travessia fosse em linha reta, o percurso de ida e volta seria de 68 quilômetros. Mas, por conta dos desvios causados pelos fortes ventos e correntezas, ele pode chegar até 80 km, exigindo das atletas uma velocidade média de 4km/h.

Devido às baixas temperaturas da água, que durante o ano tem a média de 9° C, a data marcada é entre junho e julho de 2011. Mesmo sendo no auge do verão Europeu, as atletas enfrentarão uma temperatura em torno de 14° C. Segundo as regras da CSA – Chanel Swimming Association -, o revezamento será feito a cada uma hora, obedecendo sempre a mesma seqüência.

Juntas, as atletas alimentavam o sonho de realizar a travessia mais cobiçada entre os atletas de águas abertas. Com o projeto em mãos, saíram em busca de parceiros com a mesma visão e entusiasmo delas. Encontraram o Laticínio Balkis, que tem em sua filosofia os mesmos ideais de saúde, qualidade e superação. A Balkis decidiu apoiar inteiramente o desafio e transformar em realidade o sonho destas quatro mulheres.

Atletas com muita grande vivência em Maratonas Aquáticas, elas já iniciaram os treinos sob o comando dos experientes técnicos Igor de Souza e Agnaldo Arsuffi. O jornalista e escritor Ricardo Estevão de Almeida também acompanha a trupe e é o responsável por narrar esta fantástica aventura.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a carreira destas esportistas, que partem em busca de um sonho em comum, que vai marcar para sempre suas vidas:

A atleta Marta Mitsui Izo é treinadora de natação e personal trainer. Tem 40 anos e, em agosto de 2006, foi a quinta brasileira a atravessar o Canal da Mancha. Entre as provas de travessias, ela é a top 3 das Provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas e foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14 Bis (25 KM), que vai de Santos a Bertioga.

Apesar de sempre ter se dedicado as provas aquáticas, a executiva do varejo esportivo Giuliana Pascon Vianna Braga tem 37 anos e só começou a competir há três. Em 2009, foi campeã por Categoria da Travessia 14 Bis Santos -Bertioga (25 KM). No mesmo ano, conquistou o topo do pódio, em duas das três etapas da Tríade Aquática Speedo. Em 2008, foi medalha de bronze na Travessia 14 Bis Santos-Bertioga. Assim como Marta, é também top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

Além de atleta com experiência internacional em maratonas aquáticas, Priscila Cristina Santos é também advogada. Já foi campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 KM); hexa-campeã por categoria pela Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 KM); hexa-campeã paulista de maratonas por categoria; campeã da Travessia Renata Agondi por Categoria (10 KM); e ficou na sexta colocação na Travessia Internacional Ilha Bela-Caraguatatuba (25 KM).

Já Luciana Akissue Teixeira tem 33 anos e além de atleta é empresária do segmento de suplementos alimentares. Desde 2002, Lú participa de provas de piscinas e de maratonas aquáticas. Em 2010, conquistou o terceiro lugar por Categoria da Travessia dos Fores (3,5 KM), mesma prova que se sagrou campeã, em 2009. Na Travessia 14 Bis Santos-Bertioga levou a medalha de ouro, em 2009 e 2008 e, neste mesmo ano, foi campeã paulista de Maratona Aquática por Categoria.

O Nadadores Instantâneos estará acompanhando a realização do sonho dessas 4 heroínas, junte-se a nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário