quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os benefícios da ginástica laboral

Prática ajuda a evitar aparecimento de dores em articulações ou músculos.

Depois de um dia inteiro de trabalho, é raro quem nunca tenha sentido dores nas articulações ou nos músculos. Para evitar o surgimento de lesões causadas por esforços repetitivos – conhecidas como LER ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) –, cada vez mais empresas têm se interessado em colocar em prática a ginástica laboral. A iniciativa evita o surgimento desses problemas, que podem até afastar o funcionário da produção.

Bastam sessões de até 15 minutos de exercícios físicos ministradas por especialistas no ambiente profissional e durante o expediente. O método tem como objetivo proporcionar mais benefícios pessoais, como reduzir o sedentarismo do trabalhador ao compensar a má-postura, e prevenir dores articulares e musculares. Além disso, busca promover mais bem-estar.

O fisioterapeuta Claudinei de Sousa Oliveira, do Corporal Instituto da Dor, de São Paulo, afirma que a ginástica laboral é um instrumento importante para o combate às lesões causadas por LER ou Dort. “O interesse das grandes empresas por essa prática mostra que compensa investir nessa área. Afinal, o gasto é bem menor do que ter um funcionário afastado do serviço para tratar o problema”, explica.

Algumas técnicas bem simples podem ser aplicadas até mesmo por iniciativa própria várias vezes ao longo do dia. “É importante se alongar, inclusive já ao acordar, antes e depois do trabalho, e até na hora de dormir”, recomenda o especialista. E você não precisa de um instrutor te orientando. Só tente seguir corretamente essas dicas. Mas atenção: para cada um dos exercícios, conte de 20 a 60 segundos. Faça os movimentos de maneira lenta e contínua, evitando balançar o corpo:

Simule que está espreguiçando. Dessa forma, você beneficia o ombro e o cotovelo ;
Faça o movimento conhecido como saci, que consiste em ficar em pé, apoiar uma das mãos na parede e segurar a outra com a ponta do pé oposto. Assim, você trabalha joelho e tornozelo;
Flexione o tronco. Deixe as pernas separadas e tente descer com as mãos em direção ao chão. Este movimento fortalece a coluna e o quadril.

Cuidados e prevenção
Apesar de trazer benefícios, Oliveira ressalta que a prática deve ser utilizada como prevenção para o surgimento de lesões, e não como tratamento para o funcionário que já possua algum tipo de problema nesse sentido. “Nesses casos, é preciso buscar ajuda médica”, afirma.

E não se esqueça de que a busca por melhores condições de trabalho e saúde “não são apenas um compromisso legal, mas uma questão de ética social para os empregadores”, segundo João Luiz Cavalieri Machado, presidente da Comissão Técnica de Dort/LER da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

“As grandes empresas devem buscar formas de controlar seu ambiente para garantir um clima de harmonia e colaboração entre as pessoas que lá trabalham, conciliando bem-estar e produção. A ginástica laboral pode ser um instrumento nesse rumo”, conclui o presidente da Anamt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário