segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O que você come seu coração “sente”

Comer verduras antes do churrasco e fazer lanches entre as refeições ajudam a combater o colesterol

(Nosso dia a dia está cada vez mais corrido. Por causa da falta de tempo, muitas vezes optamos por refeições que contêm alimentos prontos e até mesmo bem gordurosos, que podem trazer riscos ao coração. Sem abrir mão de seus sabores preferidos nem do seu tempo é possível adotar alguns hábitos saudáveis. O cardiologista Jairo Neubauer, do Hospital Albert Einstein, dá algumas dicas bastante simples, que vão fazer o seu coração agradecer.

1. Forre o estômago com folhas

Não, você não precisa viver só de alface. A recomendação é apenas que, antes de atacar aquela picanha no rodízio, coma um pouco de salada. “A celulose contida nesses vegetais forma um emaranhado de fibras que impedem a absorção do colesterol e da gordura. Por isso, coma fibras em todas as refeições”, indica.

2. Preste atenção na gordura

Prefira produtos que,informam na embalagem que são livres de gorduras trans. Isso significa que há menos de 0,2g de gorduras trans por colher do produto, o que é importante, porque quantidades acima de 2g por dia já são prejudiciais ao organismo.

As gorduras saturadas, aquelas que estão no bife do rodízio, também devem ser ingeridas em menos quantidade. Para não sofrer no churrasco, o cardiologista recomenda escolher carnes com menos teor de gordura. “Em vez de comer um cupim, que é bem gorduroso, opte por um lombo sem a capa de gordura”, sugere.

3. Coma pouco... várias vezes ao dia

Imagine que seu corpo é um armazém. Para ele não se sobrecarregar, é muito melhor provê-lo com várias cargas pequenas durante o dia ao invés de uma só grande carga chegar de uma vez. Neubauer usa esse exemplo para mostrar que o corpo pode não processar tão bem os alimentos se, na pressa, você decide fazer poucas refeições. “Entre o café da manhã e o almoço, faça um lanche, e entre o almoço e o jantar também”, diz. Inclua sempre uma verdura ou um vegetal em cada refeição, acrescenta.

4. Alimentos especiais ajudam a manter organismo saudável

Os chamados alimentos funcionais, que incluem benefícios para a saúde, ajudam a controlar o colesterol e evitar outros riscos, segundo o médico. Funcionais que trazem ômega 3 e fitoesteróis, são especiais para a saúde do coração.
Fonte: Portal Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário