sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O que é PRP ?


PRP ( Plasma Rico em Plaquetas). Esse novo procedimento revolucionário tem como objetivo injetar nas lesões dos atletas e pacientes em geral uma concentração de células reparadoras do seu próprio sangue. Este concentrado, que é formado principalmente de plaquetas - daí o nome plasma rico em plaquetas - que contém substâncias que ajudam a reparar tecidos, os “fatores de regeneração tecidual”, nossos fatores de cicatrização e crescimento celular.

O tratamento que era chamado “fator de crescimento” (hoje renomeado por levar a entender e confundir com GH- hormônio de crescimento que é doping e proibido para utilização na melhora do desempenho em atletas) foi difundido para tantos usos e tratamentos como se fosse a saída para todas as lesões.

Porém o uso indiscriminado desse procedimento pode não dar o efeito esperado. As injeções podem ter efeitos variáveis sobre as diferentes lesões nos corpo, sobre as diferentes características físicas e clínicas de cada ser humano, não podendo assim ser banalizada e indicada sem critério. Além disso, existem várias técnicas que fazem as aplicações serem mais ou menos eficazes dependendo do kit e da empresa utilizada, dependendo da concentração adquirida das plaquetas e com resultados diversos em diferentes tecidos.

Procurando sobre o assunto, encotrei em outros blogs e sites referências sobre o assunto, como os trabalhos publicados no “American Journal of Sports Medicine" e "The Journal of American Medical Association”, que concluem que as aplicações podem ajudar nas cicatriztações de determinadas lesões como epicondilites, mas podem ser menos eficazes em Tendões de Aquiles degenerados, por exemplo. Daí, a necessidade de avaliação médica e indicação correta.
Também encotrei relato de atletas que utilizaram esse método para se recuperar como o dos dois dos maiores astros do Pittsburgh Steelers, campeão do torneio de futebol americano dos Estados Unidos da ultima temporada, utilizaram seu próprio sangue nesse tratamento inovador para lesões, antes da vitória da equipe no Super Bowl. Os caso mostrados no vídeo, entre outros msotram que esse procedimento veio para ajudar o esportes de alto rendimento.

Nessa busca também sobre o assunto, encontrei que o comitê de traumatologia esportiva (www.abtd.org.br) está há muito tempo lutando pela implementação séria deste procedimento, com evidências, colocando todos os pontos positivos e negativos. Esperanmos que se conprove a eficácia desse tratamento e que seja regulamentado, pois tudo que seja novo e ajude o esporte com segurança de que só irá melhorar deve ser usado, aumentando sempre o nível do esporte mundial.

Por: Arthur Barcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário