domingo, 26 de setembro de 2010

A importância do checkup

Faça exames de rotina e aproveite melhor a vida

Com saúde não se brinca. Apesar disso, muita gente acha que só se deve fazer checkup na meia-idade ou é recomendado para quem sente dores constantes. A verdade é que você deve ficar sempre atento aos cuidados com a saúde. Assim, irá garantir mais qualidade de vida.

"O checkup é a base da medicina preventiva. É mais fácil corrigir determinados males no início do que esperar surgirem as manifestações clínicas", diz a ginecologista Lucila Pires Evangelista.

Confira uma lista com os exames essenciais do checkup e cuide-se!

Exame clínico: o médico avalia o paciente no consultório. Além do exame físico, é feita a análise do histórico de saúde familiar e pessoal.

Sangue e urina: detectam problemas na circulação sanguínea, nos rins, no fígado e nos níveis de ácido úrico e de hormônios. Podem indicar colesterol alto, glicemias elevadas, diabetes e hepatite.

Densitometria óssea: mede a massa óssea para diagnosticar osteoporose e outras doenças que possam atingir os ossos.

Eletrocardiograma (ECG) de repouso: registra, em gráficos, a atividade elétrica do coração quando está em descanso. Auxilia em diagnósticos de cardiopatias (doenças cardíacas, como arritmias) e distúrbios cardiovasculares (obstruções nas artérias coronárias).

Teste ergométrico: avalia a performance do coração sob estresse. Consiste em andar em uma esteira ou pedalar uma bicicleta enquanto a atividade do órgão vital é monitorada.

Fonte: Portal Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário