domingo, 26 de setembro de 2010

Idoso deve ter cuidado específico com alimentação.

Idosos devem ter cuidados específicos em relação à alimentação, de acordo com Lillian de Carla Sant´Anna Macedo, nutricionista do Hospital do Coração (HCor). Para ela, a alimentação é um dos fatores que ajudam no controle do organismo no que diz respeito a índices de hipertensão, diabetes, colesterol, entre outros.

“Um cardápio composto de fibras, vitaminas e minerais ajudam a manter a força e o equilíbrio do idoso. Uma pessoa adulta deve ingerir em média 1000 mg por dia de cálcio, mineral encontrado em leites, iogurtes, feijão branco, queijos, entre outros. Já acima dos 60 anos de idade, a recomendação aumenta para 1200 mg por dia”, explica.

Lillian afirma que as mudanças fisiológicas naturais decorrentes do envelhecimento interferem no apetite, consumo e absorção de nutrientes. "A associação de doenças, fatores psicossociais, condições socioeconômicas, interação entre nutrientes e medicamentos, isolamento familiar e social também estão diretamente ligadas à alimentação do público idoso. Nesses casos, o consumo de alimentos saudáveis irá auxiliar na redução das comorbidades e contribuir para o ritmo favorável de envelhecimento."

Fonte Abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário