quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estatinas podem reduzir risco de artrite, indica estudo

O uso de estatinas pode reduzir o risco de artrite reumatoide, sugere um estudo do Instituto de Pesquisa e Serviço de Saúde Maccabi, em Israel. A informação foi publicada no site da “BBC News”.

Os investigadores israelenses encontraram menos incidentes da condição comum entre os pacientes que tomaram a droga para o colesterol.

Antes, acreditava-se que as estatinas podiam aliviar os sintomas das pessoas já diagnosticadas, por interromper o excesso da produção de tecido entre as articulações. Mas o estudo do instituto sugeriu que elas poderiam interromper o desenvolvimento completamente.

A equipe descobriu 2.500 casos de artrite reumatoide, a inflamação das articulações, que afeta aproximadamente uma em cada cem pessoas.

CORAÇÃO E AS ARTICULAÇÕES

Eles descobriram que as pessoas que usavam estatinas, prescritas para prevenir ataques cardíacos, tinham 50% menos probabilidade de desenvolver a doença do que aqueles que não estavam tomando os remédios regularmente.

A relação entre a adesão ao tratamento com estatina e a incidência de artrite reumatoide é clara, mas o trabalho baseia-se no conhecimento existente.

No entanto, os pesquisadores reconheceram que o trabalho, publicado na revista PLoS Medicine, ainda precisa ser comprovado em outras populações.

Segundo Jane Tadman, da Arthritis Research do Reino Unido, “uma pesquisa nossa e outra de pesquisadores no Japão mostrou um efeito modesto, mas significativo sobre a inflamação na artrite reumatoide, e este recente trabalho de pesquisa acrescenta novas provas à ligação.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário