segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Escolha do tênis de corrida

Para você praticante de corrida é fundamental que prestem atenção no tipo de tênis que devem usar para seus treinos e maratonas.

Basicamente os corredores devem levar em conta os seguintes fatores:

Parte do pé em que pisa

Os corredores pisam primeiramente ou com o calcanhar, ou com a parte frontal do pé, ou no meio do pé. Para cada estilo de corrida há uma pressão maior em determinada área do tênis que necessitará de maior amortecimento.

Se você pisa no calcanhar ou na parte frontal do pé, procure por um tênis com bom sistema de amortecimento do calcanhar à ponta do pé.

Preste atenção também para o fato de que muito amortecimento compromete a capacidade do tênis de estabilizar o alinhamento e movimentos das articulações dos pés e pernas.

Grau de Pronação

Pronação é quando o corredor pisa com a parte de fora do pé, e então o rola para dentro absorvendo o impacto. Esta característica é fortemente determinada pelo tipo de pé.

Tipo de arco do pé

Observe abaixo:



Pé normal:
Tem um arco normal e deixa uma pegada que mostra o calcanhar e a parte frontal do pé ligadas por um faixa larga. Um pé normal tem um grau leve de pronação para absorver o impacto.
Tênis recomendado : de moderada estabilidade como aqueles com o meio da sola em duas-densidades com solado semi-curvo.




Pé chato:
Tem um arco baixo e deixa quase toda a marca do pé na pegada. Tendem a ter um grau excessivo de pronação que pode levar a vários tipos de lesões.
Tênis recomendado : de estabilidade ou controle de movimento para reduzir o grau de pronação. Solado plano ou semi-curvo.





Pé com arco elevado :
Deixam uma pegada com uma conexão estreita entre o calcanhar e a parte frontal do pé. Geralmente não tem um grau de pronação suficiente para absorção de impacto efetiva.
Tênis recomendado : de amortecimento com boa flexibilidade e solado curvo para promover o movimento do pé.



Formato do pé

Os formatos do pé variam não só em comprimento, mas, também em largura e forma. Da mesma forma, há vários formatos de tênis (mais largos na parte lateral, largos na parte frontal, etc). Como o corredor vai passar várias horas por semanas usando o tênis de corrida, este tem que ser confortável e gostoso de usar. A melhor forma de verificar isto é testando o tênis na hora da compra andando e dando um ligeiro trote.

Peso do corredor

Tênis de corredores pesados tendem a durar menos. Desta forma, estes corredores devem procurar os tênis mais duráveis da categoria indicada para o seu estilo de corrida.
Se você é um corredor grande, prefira tênis com sola de poliuretano, como o tênis Nike Air Max (mais pesado, mas resistente) em vez de EVA.

Nível atlético

O ritmo que corre e seu grau de condicionamento também afetam a seleção do tênis. Quanto mais devagar, maior deve ser a base de suporte. Quanto mais rápido, menor a base.

Também é importante que corredores iniciantes tenham um tênis com ótimo amortecimento para ajudá-los na adaptação ao novo esporte. Este tipo de corredor também tende a ter uma freqüência de passadas menor, o que gera maior impacto a cada passada. Sendo assim, os iniciantes devem gastar um pouco mais e comprar um tênis de qualidade superior.


Problemas com lesões

A utilização de um tipo inadequado de calçado pode contribuir no aparecimento de lesões.
Um tênis com uma sola com pouca flexibilidade poderá contribuir no desenvolvimento de inflamação no tendão de Aquiles (calcâneo). Outro fator que contribuirá no aparecimento desta lesão é o tênis com muito amortecimento no calcanhar.

Tênis com sola muito flexível pode contribuir para a fascite plantar. Esta lesão é uma inflamação do tecido na sola do pé chamado fáscia plantar. Além disso, tênis muito flexíveis podem acentuar o grau de pronação e contribuir com outras lesões.

Local e tipo de treino ou competição

O Local de treinamento também influi na escolha de tênis. Se você treina em estrada de terra irregular e com lama deveria preferir tênis da categoria 'trilha', como o Tênis Adidas Equipment Roost . Se corre em pisos muito duros, como concreto, procure calçados com maior amortecimento.

O tipo de treino também é outro fator a se considerar. Corredores velozes podem querer um tênis da categoria performance para treinos em ritmo rápido, tipo o tênis Mizuno Wave Precision 9. Também pode-se utilizar este tipo de tênis para competições por serem mais leves.

Há ainda aqueles tênis desenhados especificamente para competições. Alguns são extremamente leves e feitos para corridas de até 10 Km. Outros têm um grau maior de amortecimento e podem ser usados em maratonas. Entretanto, se você vai fazer uma maratona acima de 3 horas, deve preferir um tênis com maior amortecimento, como o Tênis Nike Air Pegasus 25 no lugar dos de competição.

Tão importante quanto escolher o tênis correto é saber quando aposentá-lo

Uma causa comum de lesões é correr com tênis gastos que já deveriam ter sido aposentados. Alguns sinais, como desgaste da sola, são bem claros. Entretanto, mesmo um tênis parecendo novo pode já ter perdido grande parte da capacidade de amortecimento.

Por: Profª. Vânia Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário