sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Diversão e exercício físico: uma combinação instigante.

São inúmeros os benefícios emocionais e físicos quando praticamos exercícios com prazer e alegria. Um estudo recente, feito pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, e publicado no British Journal of Health Psychology, mostrou que as pessoas que acreditam na atividade física como algo divertido se propõem mais facilmente a fazer algum esporte ou exercício.

O estudo focou especialmente jovens e adolescentes. Os participantes recebiam mensagens de texto via celular (SMS) todo dia, em um mesmo horário, durante duas semanas. As mensagens podiam indicar um benefício emocional ou um benefício físico. Um terceiro grupo recebia ambas as mensagens.

A pesquisa mostrou, após fazer a análise dos resultados, que os três grupos tinham adicionado, em média, mais de 30 minutos de atividades físicas por semana em sua rotina. No caso dos jovens que recebiam mensagens sobre benefícios emocionais do exercício físico, essa média foi quase o dobro, chegando a adicionar 120 minutos de atividades físicas extras no final das duas semanas de acompanhamento.
Estatísticas na Inglaterra mostram que os níveis de exercícios entre jovens a partir dos 16 anos, especialmente entre as garotas, estão diminuindo acentuadamente. Esses padrões de decréscimo no nível de atividades esportivas mantêm na idade adulta.

Os pesquisadores apontam que mudar esse comportamento na adolescência pode levar a melhores níveis de atividade física ao longo da vida, auxiliando na manutenção de uma boa saúde física e mental, além de combater o estresse, a depressão, a ansiedade e contribuir positivamente para o controle da obesidade.

Por Fernanda Lage

...Então vamos correndo brincar e se exercitar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário