sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Beber líquidos quando se está doente realmente ajuda?

Especialista explica por que os médicos recomendam a ingestão de líquido ao longo de todo o curso de uma doença

Repouso e líquidos: a reposição de fluidos está em praticamente todas as recomendações médicas para quem está doente
Quem já ficou doente alguma vez na vida sabe que a recomendação de repouso e muito líquido está presente em praticamente todos os conselhos médicos a respeito da grande maioria das doenças, especialmente as infecções.

Beber mais água ou outros líquidos pode ajudar uma pessoa doente. Mas isso não ocorre porque a água “lava” os germes da corrente sanguínea, como muitas pessoas costumam acreditar. Os líquidos são recomendados para manter o doente hidratado, explica a Dra. Shari Midoneck, especialista do Centro Médico NewYork-Presbyterian/Weill Cornell, nos Estados Undidos.

Uma pessoa com febre, diarreia, ou vômitos está perdendo fluidos que precisam ser repostos, esclarece ela. Um paciente que não bebe líquidos suficientes para repor as perdas pode ficar hipotenso. Isso significa que a pressão sanguínea fica anormalmente baixa – e pode, em casos mais graves, gerar desmaios.

“Os fluidos não limpam bactérias ou vírus do sangue”, aponta ela. “Somente antibióticos ou o tempo podem fazer isso”.

Isso não significa que o poder de purificação dos fluidos não seja importante, afirma Midoneck, especialmente em tipos específicos de infecções.

“No caso de infecções urinárias”, explica ela, “beber muito líquido manterá as coisas em funcionamento na via urinária, e pode potencialmente evitar infecções ao arrastar bactérias que poderiam ter aderido à parede da bexiga”.

* Por C. Claiborne Ray

Você já bebeu sua aguinha hoje ...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário