segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Além de gostoso e nutritivo, o mel traz uma série de benefícios

Doce e saudável

O atrativo do mel não resume ao gosto adocidado. Por ser fonte de nutrientes, pode virar complemente de vários pratos à mesa. Para se ter uma ideia, enquanto o açúcar refinado – que é o mais consumido pela população – possui 99% de carboidrato em sua composição, o mel contém cálcio, fósforo, potássio, sódio e manganês, vitaminas C e B, além de proteínas. Uma colher de sopa desse produto corresponde ao valor nutricional de duas bananas.

Porém, nem todo mundo possui o hábito de consumi-lo. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel), Carlos Pamplona Rehder, o brasileiro ingere, em média, 128 gramas de mel por ano. Nos países desenvolvidos, a média supera 1 quilo por habitante, no mesmo período.

É uma alternativa saudável para adoçar sucos e chás ou dar um tempero especial a um determinado prato. Experimente colocar mel e AdeS Original no seu copo. E você ainda pode bater tudo com frutas. AdeS Original é um delicioso alimento de soja, que contém proteínas, cálcio, zinco e vitaminas A, B2, B6, B12, C, D, E, além de ácido fólico.

Uma colher de sopa de mel corresponde ao valor nutritivo de:

Meia maçã.
Duas laranjas.
150 gramas de uva.
Dois ovos.
Um copo de leite integral.
40 gramas de queijo fresco.
100 gramas de nozes.
Uma fatia de pão integral.
Um bife pequeno de carne vermelha ou de peixe.

“Costumo dizer que o mel equivale à ingestão de uma salada de frutas repleta de nutrientes essenciais para uma vida saudável”, ressalta o vice-presidente da Abemel. Há, no entanto, ressalvas para diabéticos, indivíduos com a flora intestinal comprometida e crianças com menos de 1 ano de idade. Esse alimento é o resultado de uma reação química das enzimas da saliva das abelhas, que contém bactérias que podem prejudicar o organismo.

Além da alimentação

Além de nutritivo, o mel é um excelente hidratante. Rehder afirma que basta passar uma pequena quantidade na pele para notar a diferença na textura. “Também configura-se como um ótimo expectorante, previne e ajuda a combater gripes e resfriados, tem função digestiva e é revigorante”, ressalta o especialista. Até para quem sofre de rinite e sinusite, ele indica mascar o favo a cada 15 minutos nos momentos de crise. “Muitas vezes, ajuda a amenizá-las.”

Cada vez mais, entidades do setor alimentício tentam incentivar o consumo do mel. Recentemente, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou a campanha “Meu dia pede mel” para difundir os benefícios do alimento.

Fonte: Portal Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário