terça-feira, 31 de agosto de 2010

Veja os benefícios do Ovo

Em vez de vilão, bom amigo.
O ovo é um alimento conhecido como vilão do aumento do colesterol, mas, na verdade, possui efeito protetor e traz vários benefícios para o organismo


O nosso organismo sintetiza o colesterol de forma auto-reguladora, produzindo cerca de 20 mg de colesterol por quilo de peso por dia. Uma pessoa de 70 Kg, por exemplo, produz em média 1,4g por dia para suprir as necessidades fisiológicas, como a formação de membranas celulares, e a sua armazenagem em alguns tecidos corporais como o fígado, o cérebro e o tecido adiposo, de onde é direcionado para importantes funções metabólicas como a produção de hormônios e da bile.

Apenas 1/3 do colesterol circulante é proveniente da alimentação. Assim, o colesterol produzido pelo organismo contribui em maior quantidade para o colesterol total do sangue comparado ao ingerido pela alimentação, já que a absorção média de colesterol é de 50% do total consumido nos alimentos, sendo o restante excretado nas fezes.

Pessoas com colesterol alto beneficiam-se mais com a redução de ácidos graxos saturados da dieta do que com a redução do consumo total de gordura e, desta forma, é interessante que esses indivíduos substituam parcialmente o conteúdo de gorduras saturadas por poliinsaturadas ou monoinsaturadas, presentes nos óleos vegetais (soja, canola, girassol, azeite de oliva), peixes (sardinha, salmão, atum, arenque), oleaginosas (nozes,amendoim, castanha, amêndoa, semente de girassol e abóbora).

A gordura saturada do leite e da carne são as que mais aumentam o colesterol “ruim” (LDL), pela menor captação da LDL circulante no sangue.

O ovo tão conhecido como o vilão do aumento do colesterol pode ser considerado um alimento com efeito protetor, segundo estudos, pois apresenta maior quantidade de gordura mono e poliinsaturada do que a saturada, além de conter minerais e vitaminas antioxidantes, como a colina, vitamina encontrada na gema, que auxilia na redução do colesterol e na melhora da memória.

O consumo de um ovo por dia não apresenta risco para doenças cardiovasculares em indivíduos saudáveis e mostrou aumentar o colesterol “bom” (HDL).

Para uma alimentação equilibrada em pessoas saudáveis, que não apresentam colesterol alto ou doenças cardiovasculares, é indicado o consumo de ovo pelo menos 4 vezes na semana.

Um estudo importante de Vander Wal e colaboradores mostra que o consumo de ovos no café da manhã provoca maior saciedade reduzindo o consumo de alimentos em lanches, favorecendo a perda de peso.

A população ainda desconhece os benefícios do ovo, o qual não deve ser excluído de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida em diversas faixas etárias.

Benefícios do ovo:

- Manutenção do peso: as proteínas deste alimento proporcionam saciedade diminuindo o consumo alimentar.

- Produção de Força muscular: as proteínas presentes no ovo diminuem a perda de massa muscular em idosos.

- gravidez: a colina presente na gema do ovo auxilia na formação do sistema nervoso do bebê. Dois ovos equivalem à metade das necessidades da gestante.

- Visão: alguns componentes do ovo previnem a perda da visão em pessoas da terceira idade.

- Aumento da Memória: colina melhora a transmissão das mensagens do cérebro pelos neurônios.

- Pressão sanguínea: algumas proteínas do ovo podem ter efeito semelhante ao de medicamentos que tratam pressão alta.



Colunista:
Amanda Miranda é Nutricionista especialista em Nutrição Funcional, pela VP Consultoria Nutricional, e Beatriz Vilela é Nutricinista especialista em Nutrição nas Doenças Crônicas não Transmissíveis, pelo Hospital Albert Einstein.

Fonte: Ativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário