quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os tipos de pisada

Esta é uma informação para quem esta acostumado não só a correr, mas tambem para quem caminha e faz disso sua rotina de atividade física ou lazer.

Existem 3 tipos de pisada:

- Pisada normal: É onde se inicia a pisada com o solo do lado externo do calcanhar, ocorrendo uma ligeira rotação para dentro terminando a pisada no centro da planta do pé.

- Supinação: É onde tambem se inicia a pisada no solo com o lado externo do calcanhar (observem que todas as pisadas se iniciam com o lado externo do calcanhar,portanto quando as pessoas dizem que para saber o tipo de pisada basta olhar o lado que esta mais gasto do tènis,na verdade não é bem assim) e mantém-se a pisada com o lado externo do pé, terminando a pisada no dedinho.

- Pronação: Tambem se inicia a pisada com o lado externo do calcanhar, algumas vezes na parte interna, mas não é comum, ocorrendo então uma rotação para dentro, terminando com a pisada no dedão.

Pelas estatísticas, metade da população possui uma pisada de pronação, enquanto somente 5% possui uma pisada supinada e o restante a pisada neutra.

A melhor forma de identificar o seu tipo de pisada e mais precisa é fazendo uma avaliação biomecanica em laboratorio.Não é um exame barato, portanto a forma mais simple e barata de se obter uma avaliação do tipo de pisada é examinar o solado do próprio tênis.

Como foi dito a avaliação deve ser feita analisando o solado da planta do pé e não do calcanhar.

Se o desgate do tênis ocorrer no centro da sola do pé é porque a tendencia é de uma pisada neutra, se o desgaste natural for na parte interna da sola do pé é porque a tendencia de pronação existe, mas se o desgaste for da parte externa da planta do pé é porque você faz parte dos 5% da população que possui a pisada supinada.

Precisamos prestar muita atenção as pisadas supinadas e pronadas, devido a elas poderem causar lesões nos joelhos e articulações.

Na pisada supinada geralmente o corredor possui o joelho "varo" que vem do termo genovaro, que possui os joelhos abertos.

Já na pisada pronada o individuo apresenta o joelho "valgo" que vem do termo genovalgo, que possui o joelho curvo para dentro.

Por: Thiago Árias

Nenhum comentário:

Postar um comentário