quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hipertensão se combate com exercícios

A hipertensão é um dos males que mais mata no mundo. Ela atinge aproximadamente 25% da população mundial com idade acima de 18 anos. Estudos dão conta que, infelizmente, o tratamento da hipertensão está longe do seu ideal. Apenas um terço dos pacientes hipertensos tratados apresenta valores de pressão arterial dentro de limites satisfatórios.

As consequências da hipertensão crônica são o surgimento de lesões em órgãos-alvo (angina ou infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, episódio isquêmico ou acidente vascular cerebral, complicações renais, etc.).

Além do tratamento medicamentoso, a adoção de um estilo de vida mais saudável tem sido amplamente recomendada para prevenção e tratamento da hipertensão arterial. Dentre as medidas, está mudanças no estilo de vida como a prática regular de exercícios físicos. Elas vêm sendo apontadas como um meio mais efetivo para o controle dos níveis elevados de pressão arterial.

Estudos relatam que o efeito do exercício físico é tão expressivo que uma única sessão de exercício físico aeróbio provoca reduções na pressão arterial por várias horas após sua realização. Realizada cotidianamente, a atividade aeróbica é capaz de prevenir e tratar a hipertensão arterial.

Então não deixe a preguiça "vencer" essa partida!

Um comentário:

  1. Ola Ana!!Parabens pelo blog, esta realmente muito bom!
    Acho muito bacana nós como profissionais da área levar as pessoas informações sobre saúde, bem estar e principalmente a conscientização para hábitos de vida saudáveis.
    É isso ai, continue com este trabalho que esta ótimo!!
    Abraços!!!!
    Thiago Arias

    ResponderExcluir