sábado, 7 de agosto de 2010

Fadiga: dicas para aumentar sua energia ao longo do dia

Você sente que, ao longo do dia, sua energia está diminuindo? Algumas vezes, isso pode estar relacionado a problemas com o sono. Mas mesmo quando se está descansado pela manhã, uma alimentação ruim pode contribuir para essa sensação de canseira. Surpreendentemente, algumas pequenas mudanças de hábito podem aumentar seus níveis de energia. Veja algumas dicas para recarregar suas baterias e ter mais energia durante suas longas jornadas diárias.

• Granola no café da manhã

Fibras na refeição matinal podem contribuir para que você fique mais alerta durante o dia. Um estudo da Universidade de Cardiff, Inglaterra, diz que pessoas que comeram grande quantidade de fibras no café da manhã tiveram uma redução de 10% no nível de fadiga durante o dia, menor incidência de depressão após alguns meses e habilidades cognitivas melhoradas. A teoria diz que as fibras diminuem a velocidade da absorção da comida no estômago, o que mantém os níveis de açúcar no sangue mais estáveis e, consequentemente, libera energia durante todo o dia.

• Tome café, mas faça isso lentamente várias vezes ao dia


Pesquisas dizem que é melhor pegar leve com a cafeína de manhã, mas se você adora um café, a dica é tomar pouco a pouco durante o dia. Pequenas quantidades de café misturados ao leite a cada hora podem fazer que você fique alerta e focado mais tempo do que se você tomar uma super dose de café puro pela manhã. “Quando você toma uma superdose de café pela manhã, o pico de cafeína na corrente sanguínea tem um declínio muito mais rápido do que se você tomar pequenas doses, causando aumentos regulares de alerta”, explica Harris Lieberman, pesquisador do Instituto de Pesquisa em Medicina Ambiental, nos EUA.

• Divida suas refeições

Seguir uma dieta de três refeições diárias pode diminuir seu vigor durante o dia. “Comer porções menores e constantemente – a cada 3 ou 4 horas – ajuda a manter o nível de açúcar no sangue mais alto e constante, então, você não vai ter quedas abruptas de energia ou mesmo ter altas no açúcar, o que ocorre quando se come muito e de uma vez”, diz Kathy Mcmanus, do Hospital Feminino de Brigham, EUA.


• Tome bastante água

Metade das pessoas que reclamam de fadiga está, na verdade, desidratada, dizem alguns estudos. Estar sempre hidratado é a maneira mais simples de se proteger contra a canseira diária. Um estudo americano mostrou que 92% dos atletas entrevistados sentiam sensações de fadiga após passarem por uma experiência com uma dieta de restrição de ingestão de líquidos. Eles também demonstraram lapsos de memória e falta de concentração.

• Um chá também faz bem

A cafeína e a L-teanina, um aminoácido presente no chá, diminuem a fadiga mental, melhoram a sensação de alerta e o tempo de reação física e aumentam a eficiência da memória. As variações do chá-preto também aliviam o estresse, diz um estudo da Universidade de College London. Na pesquisa, adultos que tomavam chá-preto constantemente quatro vezes ao dia, durante seis semanas, tinham menores níveis de cortisol do que outros que tomavam outros tipos de chá similares.

• Copie a lancheira de seus filhos

Especialmente se tem uma fruta e um sanduíche integral. A banana, por exemplo, é rica em potássio, elemento que ajuda seu corpo a converter o açúcar em energia. Já o pão integral tem fibras e se transforma em uma boa fonte de energia de liberação lenta e constante (como vimos anteriormente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário