sábado, 7 de agosto de 2010

Dor nas costas: o que você pode estar fazendo de errado? (parte 2)

Há uma série de causas que podem afetar suas costas, ou seja, antes de ser encaminhado para uma cirurgia, é possível que mudar alguns hábitos no seu dia a dia possa melhorar o problema. Veja alguns abaixo.
Continuação de “Dor nas costas: o que você pode estar fazendo de errado? (parte 1)”

8. Seu colchão é da década passada

Não se lembra da última vez em que trocou seu colchão? Então suas costas podem estar sofrendo por causa disso. Um bom colchão deve ser trocado a cada 9 ou 10 anos (dependendo da marca até mesmo antes disso). Adiantar essa data de troca pode ser bom para suas costas. Um estudo feito pela Universidade Estadual de Oklahoma, EUA, mostrou que a maioria das pessoas com dores nas costas que fizeram uma simples troca de colchão diminuiu significativamente suas queixas.

Fique atento também à consistência do seu colchão: espumas ou molas muito duras ou muito moles podem causar problemas também. Fale com um ortopedista ou pesquise muito antes de se decidir pelo melhor companheiro das noites bem dormidas.

9. Sua bicicleta não está ajustada corretamente

O guidão e banco da sua bicicleta não são móveis à toa. Um estudo da Universidade da Pensilvânia mostrou que quase metade dos ciclistas eventuais reclama de dores nas costas.

Andar de bicicleta, aliás, é um ótimo exercício. Mas a posição na qual se pedala deve ser bem estudada. Para ajustar o banco (ou selim, como preferir) estique a perna e toque o pedal: o ideal é que você estique toda a perna quando o pedal estiver lá embaixo.

Já o guidão – para os ciclistas ocasionais – precisa estar um pouco acima da linha da cintura (entre 3 e 5 centímetros nas bicicletas convencionais e entre 7 e 10 centímetros no caso de moutain bikes). O importante é que o ângulo das costas não fique desconfortável: em torno 10º a 15º de inclinação para a frente, para aliviar a pressão ao sentar, mas não o suficiente para fazer que você tenha de ficar se equilibrando para não cair para a frente. Ângulos maiores que esses são para profissionais. Mas se você é fã do Tour de France não precisa desses conselhos, certo?

10. Você é fã dos saltos altos ou dos chinelos

Ambos (salto demais ou de menos) podem afetar suas costas. Os saltos altos fazem sua musculatura se contrair (leia mais sobre o assunto AQUI). Já chinelos não são estáveis e podem não distribuir seu peso da forma correta por toda extensão do seu pé. Para ficar em casa, ok. Mas para andar em calçadas irregulares prefira um calçado mais firme.

11. Você ignora sua dor?

Tentar minimizar a dor (“é apenas mau jeito” ou “foi uma noite maldormida”) é um erro muito comum em quem está começando a desenvolver dores nas costas. Então, fique de olho e não tome muitos remédios para dor. Isso vai apenas mascarar o problema por algum tempo. Sinta a evolução da dor e após analisar se ela é passageira ou persistente, consulte um médico.

12. Estresse e ódio são sentimentos péssimos para as costas

A tensão gerada pelo estresse e pela raiva (mesmo que passageira) tem respostas biológicas. Uma delas é a tensão muscular, especialmente nos ombros, pescoço e costas.

R E L A X e !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário