quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dicas para aliviar a dor no pescoço

A dor no pescoço é vice-campeã de reclamações nos locais de trabalho. A primeira colocada é a dor nas costas. De acordo com o ortopedista Gilberto Anauate, do Hospital Santa Paula, em São Paulo, a dor no pescoço não é causada apenas pela má postura, podendo ser um problema emocional.

— O estresse pode ser o grande vilão da cervicalgia em grande parte dos casos. Os músculos localizados atrás do pescoço têm de estar sempre tensos para suportar a parte de cima do corpo. Quando eles trabalham além da conta, sofrendo contrações constantes de fundo nervoso, a dor é inevitável. Inclusive, pode ser irradiada para os ombros ou ainda resultar em dor de cabeça — diz Anauate.

O ortopedista afirma que, por apresentar grande mobilidade em relação ao restante da coluna, a região cervical está mais sujeita a dores e contraturas musculares devido à friagem e, principalmente, episódios de alta tensão psicológica. Uma vez diagnosticada a raiz do problema, Anauate orienta o paciente a buscar ajuda especializada.
— Cada vez mais surgem recursos terapêuticos que podem amenizar a dor no pescoço. O paciente pode ser orientado a seguir um tratamento à base de anti-inflamatórios e relaxantes musculares, ou mesmo a buscar terapias complementares, como a acupuntura. O ideal é que seja feita uma investigação personalizada.

O médico faz um alerta:

— Ninguém pode se acostumar com a dor. Se ela começar a irradiar para os braços, ou se o paciente começar a sentir “pinçadas” no pescoço, é necessário uma investigação diagnóstica mais detalhada.
Dicas para driblar a dor no pescoço
— Nos dias frios, agasalhe-se bem e evite tomar friagem.
— Quem trabalha o dia inteiro diante do computador deve fazer pausas para movimentar ombros e pescoço lentamente, por alguns minutos, a cada duas horas. Esse hábito alivia a tensão que normalmente se acumula ao longo do dia.
— Quem passa horas no trânsito não pode descuidar do pescoço. Além do cinto de segurança, é importante contar com um encosto de cabeça devidamente ajustado ao corpo, mantendo os braços esticados e as mãos firmes no volante. Não dirija se a dor estiver muito forte.
— Massagens suaves com óleos aromáticos ou anti-inflamatórios em gel ou creme também contribuem para aliviar.
— Donas de casa devem se acostumar com novos hábitos na hora de se abaixar ou suspender objetos. Deve-se usar mais a força das pernas para abaixar ou se levantar.
— É importante praticar regularmente atividades de relaxamento para a mente e o corpo. Isso inclui terapias alternativas, hobbies ou simplesmente descansar mais.
— O modelo ideal de travesseiro não é nem muito fino, nem muito grosso. O ideal é dormir de lado e escolher um travesseiro que se encaixe bem entre o ombro e o pescoço.

Postado por Larissa Roso

Nenhum comentário:

Postar um comentário