sábado, 21 de agosto de 2010

Corpo precisa de movimento e ação

Foram-se os tempos em que o ser humano só vivia na sombra, descansando o dia inteiro. Aprendemos com esse modelo de estilo de vida o quão nocivo é para a saúde o tão falado sedentarismo. A obesidade, hipertensão arterial, aumento de gorduras no sangue, diabetes, alteração do funcionamento do fígado por depósito de gordura (fígado gorduroso ou esteatose hepática), pertencem todos a uma entidade médica conhecida como síndrome metabólica ou hipermetabólica. E invariavelmente resulta do estilo de vida inadequado e herança genética de fatores organicos e bioquímicos-hormonais.

Não é brincadeira, mas quanto mais parados e sedentários estamos, mais queremos ficar. Parece que estamos anestesiados e nosso cérebro fica programado para os deleites da vida. O mau humor aparece só de ouvir a palavra atividade física, ginástica, malhação, dieta, etc,. Mas o contrário também é verdade. Quanto mais nos exercitamos e ficamos em forma, mais queremos ficar. O hábito de praticar exercícios físicos fica como se fosse uma obrigação recompensadora, uma droga que nos causa dependencia.

Como pode o ser humano se adaptar a opostos tão notórios? Como de um lado é possível se sentar à mesa e comer doces, frituras, pizzas, em quantidade exagerada e do outro legumes, vegetais, peixe e água mineral?

Assim somos nós. Conhecendo essas duas facetas, a opção sempre é nossa. Uma leva à mortalidade precoce e doenças irreversíveis. A outra ao melhor desempenho físico e emocional, qualidade de vida equilibrada e saúde perfeita.

Parece fácil optar. Escolher a segunda, implica em colocar seu corpo em movimento e ação, negar certos compromissos e abraçar disciplina e equilíbrio. Todo esforço tem seu benefício, e para alcançá-lo estamos aqui para incentivar qualquer ação neste sentido.

Venha conosco e participe. Voce é peça fundamental do seu mundo.
Viver bem,com qualidade e com os Nadadores Instantâneos.


Fonte:Dr. Antonio José Sproesser Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário