terça-feira, 24 de agosto de 2010

Baixa humidade e Altas temperaturas- Cuidados para o seu Bem Estar!

A onda de baixa umidade que cobre parte de São Paulo obrigou a Defesa Civil a decretar estado de atenção nos últimos dias e aumentou casos de problemas de saúde como o ressecamento dos olhos, boca e nariz e doenças respiratórias. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o tempo seco requer cuidados especiais.


Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas, de acordo com a secretaria. A população deve ingerir bastante água, além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.

Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores. A secretaria recomenda ainda o uso de soro fisiológico para manter a lubrificação dos olhos.

Segundo a secretaria, a população deve evitar banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e usar sempre que possível um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, a secretaria sugere o uso de soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.


Aos praticantes de exercícios ao ar livre, deve-se ter mais cuidados para a sua rotina de treinamentos:


O primeiro sinal de desidratação é a SEDE. Não "esqueça" de tomar água. De 2 a 3 litros é o recomendado. Bebidas como H20! e similares não são isotônico e nem água, são próximos do refrigerante.


Procure treinar cedo - Até as 9 horas da manhã a umidade é maior, o Sol tem menor intensidade e o risco de desitratação é menor.


Antes de sair para o treino, protetor solar FPS 30.


Proteja-se - Roupas com Fator de Proteçção Solar amenizam os efeitos do sol, além de serem desenvolvidas para proporcionar maior conforto térmico durante a prática.


Bonés, óculos e até mesmo camisas de manga longa ajudam a suportar mais o calor.


Terminando o treino, Hidrate-se - por dentro e por fora - Hidratante em todo o corpo e 1 litro de Isotônico para cada 1 hora de treino. Aos que transpiram muito, a quantidade deve ser maior de liquidis ingeridos após o treinamento.


Alimentação leve - evite comidas pesadas e gordurosas. Além de uma melhor digestão, alguns quilinho podem ser eliminados nesta adaptação de hábito alimentar.


Mesmo nos dias que você não treinar, mantenha-se hidratado como se estivesse pronto para treinar. A sua recuperação póstreino será melhor e o próximo treino muito mais confortável.


Até que haja uma adaptação do seu corpo ao estresse térmico (efeito alta ou baixa temperatura ambiente), o ritmo do treinamento deve ser diminuido. Maior conforto, maior tempo de prática, mais rápida adaptação.


Vamos esperar a próxima frente fria! E quem sabe, venha uma chuvinha por ai!

Por:Cleiton de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário