quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Sal e a Hipertensão.

Assistindo hoje ao programa da Ana Maria Braga, vi uma reportagem que falava sobre a quantidade de sal em nossa vida. Juro que fiquei assustada!!
A Organização Mundial de Saúde (O.M.S) acaba de baixar a quantidade diária de sal que ingerimos de 6gr para 5gr.
Segundo a O.M.S, cardiologistas e nefrologistas, estudos indicaram que o ideal seria 1,2gr de sal para consumo diário (aproximadamente 1 colher de chá).
Os estudos ainda indicaram que o brasileiro consome 10gr de sal por dia o que leva a retenção de sódio e água causando a hipertensão.
O sal é composto de 0,4gr de sódio, devemos então prestar atenção não só ao saleiro da mesa ou a quantidade utilizada para o preparo da alimentação e sim aos rótulos dos produtos por nós ingeridos.
Para um exemplo bem prático vou usar aquele sache de sal que costumamos encontrar nas mesas dos restaurantes: 1 sache corresponde a 1 gr de sal logo, o ideal de consumo de sal por dia são 5 saches.
Se prestarmos atenção aos rótulos poderemos identificar a quantidade de sódio dos alimentos e com isso tentar reduzir o seu consumo para o bem da nossa saúde.
Também preste atenção aos produtos diets, não contém açúcar, porém a quantidade de sódio junto com adoçantes e conservantes é altíssima para melhor conservação da bebida ou alimento.
Comendo 1 pão francês, 2 salsichas e 1 colher de sopa de catchup, já não poderíamos comer mais nada durante o dia que tivesse sal, dá pra acreditar?
Portanto lembre-se de ler os rótulos em sua próxima compra, inclua mais legumes, frutas e verduras à sua alimentação, beba água, evitem embutidos (salsicha, salames etc) e pratique uma atividade física.

Um bom feriado, divirtam-se e não se esqueçam que amanhã dia 04 de junho não haverá aula no São Paulo F. C.
Ana Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário