terça-feira, 15 de junho de 2010

Cardápio para proteger o coração do torcedor

Saiba como prevenir um “colapso” cardíaco alimentado por tensão e petiscos nada saudáveis

Se o coração já bate em contagem regressiva para a Copa do Mundo é bom não descuidar, durante todas as partidas, do músculo involuntário mais importante do organismo.

A mistura de tensão, bebida alcoólica e os petiscos típicos do cardápio em dias de jogos (amendoins, salgadinhos, frituras e churrascos), pode se tornar a principal adversária da torcida brasileira, em especial dos cardíacos, diabéticos, estressados e sedentários (mais da metade dos moradores do Brasil, é bom lembrar).

A mistura de tensão e comidas nada saudáveis, típicas em dias de jogos da seleção brasileira, pode ser arriscada ao coração
O alerta é tão importante que no País, os corações brasileiros serão monitorados durante toda a Copa. A Sociedade Brasileira de Cardiologia convocou 11 hospitais nacionais – os principais na área de cardiologia – a registrar e catalogar os pacientes que chegam infartados durante as partidas de futebol e logo após os jogos.

O objetivo é fazer uma pesquisa para identificar se nas unidades de saúde brasileiras será atestado o mesmo fenômeno identificado na Alemanha, na Copa passada em 2006. Um estudo local mostrou que o principal campeonato mundial impulsionou os casos de infarto naquele país.

Para evitar que o coração sofra com a seleção de Dunga, o Delas convocou Roberta Cassani, diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp) para dar dicas de um cardápio saudável, apetitoso e divertido para os dias de jogos. Como a própria nutricionista lembra, um só dia pode ser suficiente para o coração não aguentar a pressão. “E se o desempenho da seleção brasileira for bom, como esperamos que seja, teremos pela frente quase um mês de jogos. Não dá para exagerar”, alerta a médica

O cardápio para o coração do torcedor

O que beber

Os primeiros jogos são às 15h30 e às 11h. Bebida alcoólica em doses exageradas sempre pode fazer mal. O vinho pode ser uma opção “mais protetora” ao coração – quando comparado à cerveja – mas não adianta achar que a troca dá passe livre para o “porre”. “Uma sugestão bem nutritiva é aproveitar duas frutas da época, a tangerina (mexerica) e a acerola, que rendem sucos coloridos, energéticos e que podem ser servidos para todos, inclusive idosos e crianças.”

O que servir de aperitivo

A nutricionista tem a receita na ponta da língua: abuse das castanhas (do Pará e de Caju) e das amêndoas. São opções calóricas porém mais saudáveis do que os amendoins e salgadinhos cheios de condimentos. Segundo Roberta, as castanhas são ricas em ômega 3 e benéficas ao sistema cardiovascular.

O prato principal

Churrasco tende ser a principal pedida dos dias de jogos. Além de carnes mais saudáveis, a especialista em nutrição cardíaca lembra de uma opção que pode deixar o menu bem mais precioso à saúde. “O salmão, preparado na churrasqueira, é um ótimo amigo do coração. E para dar um toque charmoso, a orientação é agregar a abobrinha e o milho nos preparativos do churrasco”, afirma. Colocados na grelha eles demoram pouco tempo para ficarem prontos e além disso têm a coloração verde e amarela.

Outros petiscos

Se a preferência for por lanches, a nutricionista Roberta Cassoni também tem receitas. “Sanduíches feitos com pão integral, queijo branco, peito de peru e, para variar os sabores, altere as verduras verdes – escarola, rúcula, alface e pepino. Outras ideias protetoras do coração para os lanches são as sardinhas e, mais uma vez, o salmão.”

Fernanda Aranda, iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário